Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Andre Burity


Os dois Pumas estacionados na Avenida Centenário, antes do inicio de uma corrida.


                                                             Andre Burity

Depoimento dado por Andre Burity, ao saudoso Felipe Nicolielo, no ano de 2012 e que foi publicado no Blog Puma Classic, sobre os dois Pumas da Escuderia AF:



" Esses Puma, tivemos dois,  que correram pela Escuderia AF da Bahia por alguns anos, fim dos anos 60 começo dos 70. Ganhamos várias corridas, eu e meu companheiro Luis Pereira dos Santos, o Lulu Geladeira.
Competimos em Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, onde tinha e tem ainda um autódromo. Nos outros eram circuitos de rua.
Chamo sua atenção para os detalhes :
O radiador de óleo montado na frente para melhor refrigeração, tinha uma bomba dupla e um cárter seco de 8 litros. Tomada de ar logo atrás da linha da capota, o outro Puma era um pouco diferente desse, com duas tomadas de ar, duas bocas no mesmo lugar deste, que tinha a tomada horizontal. Pneus Pirelli slick, não dá para ver e a tampa da entrada de gasolina. Usávamos dois carburadores duplos Weber 40 e os motores foram os VW 1.8, 2.0 e 2.2 com eixo roletado, esse último, quebrava muito. Tivemos também um motor Porsche no Puma (abaixo).





Nessa época, o grande Jorge Lettry era diretor técnico da Puma e nos dava apoio, preparava os motores e a carroceria Espartano, que era bem mais leve que as de série.
Esse sou eu na foto há cerca de 43/44 anos atrás, hoje estou com 72 anos. Essa corrida eu ganhei e o recorde da pista deste dia, perdurou por dois ou três anos.
Grande abraço,  André Burity"






Puma Espartano com mecânica Porsche, nos 500 Km da Bahia em 1969, pilotado por Andre Burity e Lulu Geladeira.

oldracesblogspot.com

Fotografias e texto de Andre Burity, Puma Classic e Revista O CRUZEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário