Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Centenário- rodadas e acidentes !


É um fato que os circuitos de rua dos anos 50, 60 e 70, eram em sua grande maioria muito perigosos e que neles aconteceram muitos acidentes, alguns até fatais!
Muitos foram os acidentes envolvendo o público, que assistia mal posicionado, ou invadia a pista no afã de ter melhor visibilidade, burlando a fiscalização muitas vezes precária ou mesmo inexistente.
O circuito da Avenida do Centenário em Salvador, apesar de ter sido um dos mais seguros em relação ao posicionamento do público, também teve seus momentos dramáticos, com invasão de pista e alguns acidentes fortes, que poderiam ter tido graves consequências para os pilotos envolvidos, mas como dizia o jornalista Paulo Brandão, "Deus é baiano" e felizmente nada de mais grave aconteceu por aqui, a não ser alguns carros destruídos e algumas escoriações, felizmente sem sequela alguma para os acidentados... 


 Acidente com o Renault Gordini do piloto Nagib Fadul, que após capotar pegou fogo.


Acidente com o GT Malzoni do piloto goiano Neuder Motta.





Acidente com o Puma Espartano da Escuderia AF, pilotado por Lulu Geladeira.
Capotagem de Silvio Rivault.

Sequencia de fotografias do acidente do piloto Antonio Carlos Pitta Lima e o socorro dado pelos bombeiros, notem que o piloto sai do carro andando, mas passa mal, sendo colocado na maca e conduzido ao hospital no caminhão do Corpo de Bombeiros.


Acidente com um Formula V em 1968.

Alguns outros acidentes, bem como algumas capotagens deixamos de colocar aqui por falta de fotografias e/ou informações, mas vale citar o acidente com o protótipo da Equipe RM, no qual o piloto Roberto Bahia saiu bastante machucado.

Abaixo estão algumas fotografias de derrapagens e rodadas, além de uma quase capotada:


 Fred Leal 


 Ivan Cravo


Mauricio Castro Lima

 John Brusell


 Fred Leal

 Formula V


 Carlos Eduardo Ferraz Silva

A irresponsabilidade:

Invasões de pista, com público atravessando a pista durante a corrida eram raras, mas temos aqui dois flagrantes em uma mesma corrida:



oldraces.blogspot.com 

Fotografias compartilhadas na Internet, sem indicação de direitos autorais, fotografias de Adriano Fernandes, Ivan Cravo, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Carlos Alberto Medrado, Fred Leal, Marcos Benevides, Euvaldo Pinho e John Brusell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário