Translate

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

AUTOMÓVEL CLUBE DE SALVADOR - 50 ANOS

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -




Sob a égide da Confederação Brasileira de Automobilismo, foi fundado no dia 8 de dezembro de 1967, há exatos 50 anos, o Automóvel Clube de Salvador, que viria a se tornar o organizador de todas as corridas que foram realizadas no circuito de rua da Avenida do Centenário, em Salvador Bahia.
O Automóvel Clube de Salvador que apesar de estar inativo atualmente, ainda existe como entidade jurídica, teve entre as suas principais realizações, além das corridas, a promoção dos três primeiros encontros de veículos antigos da Bahia, a realização dos primeiros Rallyes de veículos antigos e a realização da primeira prova de subida de montanha da Bahia, que aconteceu na cidade de São Felix, no Recôncavo Baiano e algumas provas de arrancada.
Foi o Automóvel Clube que também realizou os primeiros licenciamentos de veículos de coleção da Bahia, emitindo os primeiros certificados de originalidade para a obtenção da "placa preta".


Ata de fundação do ACS Automóvel Clube de Salvador em 08/12/1967 e publicada no Diário Oficial em 16/04/1968.


Em 1968, foi fundada a FBA Federação Bahiana de Automobilismo, por iniciativa dos membros do ACS Automóvel Clube de Salvador.


Planta com alterações no Circuito da Centenário, elaborada pelo ACS em 1970.

Oficio do Automóvel Clube de Salvador, indicando nomes de automobilistas associados para ocupar diretorias da hoje extinta, Federação Bahiana de Automobilismo.



 Os três primeiros encontros de veículos antigos da Bahia, foram realizados pelo Automóvel Clube de Salvador.



A primeira prova de subida de montanha da Bahia, nos municípios de São Felix e Muritiba, foi também realizada pelo Automóvel Clube de Salvador, na gestão do piloto Carlos Alberto Medrado.

O ACS também promoveu vários Rallyes de carros antigos e provas de arrancada.

Escudo original do ACS no ano de 1967, sendo logo substituído pelo que está abaixo.

Escudo do Automóvel Clube de 1968 a 1997.

Novo escudo do ACS adotado em 1997.

Escudo do ACS, adotado a partir de 1998.


Nossos parabéns ao Automóvel Clube pelos seus feitos passados e pela sua bela história, esperando sempre que o mesmo volte às suas atividades, quem sabe, em um futuro próximo!
Homenagem de Old Races aos 50 anos do Automóvel Clube de Salvador.




Fotografias e documentos do acervo do Automóvel Clube de Salvador. Cópias de reportagens dos jornais A TARDE e Correio da Bahia.

Matéria atualizada em 27/01/2020.
Matéria atualizada em 28/05/2020.
Matéria atualizada e corrigida em 05/08/2022.


oldraces.blogspot.com


2 comentários:

  1. Bom dia. Meu nome é Marcos e gostaria de ingressar no clube. Tem um contato telefônico ou email que podemos conversar? Obrigado. marcosdcmf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir