Translate

terça-feira, 10 de outubro de 2017

CIRCUITO DO MINEIRÃO PAMPULHA BELO HORIZONTE MG 1969

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO - 



 O filme abaixo, é mais um documento histórico do automobilismo brasileiro dos anos 60/70, que foi a verdadeira "época áurea" das competições automobilísticas em nosso país!
A corrida é no ano de 1969 e como podemos ver, ainda tem uma quase total predominância de carros nacionais nas categorias "Turismo Melhorado" e Força Livre, Fusca, DKW, Simca, Opala, Karmann Ghia, Renault 1093 e Corcel Bino.
Apesar de não estarem nesta corrida, também nesta época ainda eram muito competitivos os BMW 2000 e Alfas GTA.
No ano de 69 começou a fase de importação de carros de corridas já consagrados nas pistas internacionais, como Alfa P 33, Ford GT 40, Lola T70, etc..., o que veio a promover uma verdadeira reformulação no nosso automobilismo, já a partir de 1971/72, com uma total mudança das categorias em 72 e o inicio do predomínio das categorias mono marca. 
Note-se que também em 1972 as corridas em circuitos de rua foram banidas, marcando o fim de uma era de muito romantismo, improviso e coragem, onde cada piloto muitas vezes tinha um pouco de construtor e mecânico!
O fim de circuitos como o do Mineirão em Belo Horizonte, o de Brasília, o da Centenário em Salvador, o da Cidade Universitária no Recife, entre muitos outros, veio a ter um efeito maléfico sobre o futuro do nosso automobilismo como um todo, concentrando as provas em alguns poucos Autódromos que existiam e fazendo com que o esporte acabasse na maior parte do país.    
Hoje aí estão os resultados para confirmar a nossa teoria!

 

  Após ver o filme de 1969, veja também uma das últimas corridas no Mineirão em 1972, clicando no Link  e compare a evolução dos carros, já com uma forte presença dos protótipos nacionais e muitos importados. Note-se a presença ainda dos valentes Fuscas, Opalas e Pumas. 

 Mineirão 1972
https://www.youtube.com/watch?v=C2R-F7MxbNI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário