Translate

sábado, 28 de outubro de 2017

Visitando o velho Clement Panhard & Levasor


A Voiture Légère Clément Type VCP  Panhard & Levassor, 1898/1900 - chassi 475, no Museu da Misericórdia em Salvador Bahia.
 Museu da Misericórdia, Praça da Sé e Rua da Misericórdia.

Ontem fui fazer uma visita ao velho Clément Panhard & Levassor, o quarto carro com motor a combustão interna a chegar ao Brasil, no ano de 1901.
O veículo que pertence à família Lanat, foi cedido em comodato ao belíssimo e imperdível Museu da Santa Casa da Misericórdia da Bahia, onde divide hoje o espaço com relíquias da nossa história, como pratarias, obras sacras, mobiliários, louças e os mais diversos objetos antigos.

 Revendo um velho conhecido....

O Clément esta em uma localização ao lado esquerdo da belíssima capela do museu.

O Museu da Misericórdia não é grande, mas reúne peças maravilhosas, além de estar instalado no antigo prédio da Santa Casa, que por se já é uma autêntica joia arquitetônica para ser admirada!
A imponente sala de reuniões da Santa Casa e abaixo a cadeira onde D. Pedro presidiu uma das reuniões.

Um conjunto de castiçais de prata e abaixo a antiga farmácia de manipulação.
 Detalhes arquitetônicos do prédio e o lindo visual para a Baia de Todos os Santos e a área portuária.

___________________________________________________________________________

A Voiture Légère Clément Panhard & Levassor ao longo dos anos:


 Em 1901 quando chegou à Bahia, passeando com o patriarca Sr. José Henrique Lanat, sua esposa e filhos.
 
 Em 1949 no desfile do aniversário de Salvador, com Paulo e Regina Lanat.

 Em 1962 na capa da revista Quatro Rodas após ser eleito o carro mais antigo do Brasil.


Nos anos 1970, após uma grande revisão e sendo capa da revista O CRUZEIRO.


Nos anos 1980, quando esteve emprestado ao Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia.


Nos anos 1990, após ser retirado do Museu de Ciência e tecnologia, foi reformado pelo engenheiro Luis Lanat. A reforma centenária durou cerca de cinco anos e o carro ficou pronto em novembro de 1998.

Em 13 de fevereiro de 2001, após a revisão centenária, quando voltou a andar novamente pelas ruas de Salvador. 


Em 2003, no Encontro de Veículos Antigos do Automóvel Clube de Salvador, com os pilotos baianos, Lulu Geladeira e Carlos Alberto Medrado.


E
m 2007, na cerimônia de entrega ao Museu da Misericórdia.


Em 2017,  no museu.

Convite para a cerimônia de entrega do carro à Santa Casa em 16 de Dezembro de 2007, que na ocasião gentilmente recebemos do Sr. Luis Lanat.

O Sr. Luis Lanat, discursando durante a solenidade de entrega do carro ao Museu da Misericórdia. À esquerda da fotografia, está a senhora Maria Helena Lanat.


Por Mauricio Castro Lima

Old Races
 
MATÉRIA ATUALIZADA  EM  20/07/2021.

Fotografias de: Silvia de Castro Lima, Mauricio C. Lima, Rosa Maia, Correio da Bahia, acervo da família Lanat, capa da revista Quatro Rodas e  capa da revista O Pistão.  

3 comentários:

  1. Muito interessante a reportagem e o próximo lugar a conhecer em Salvador, onde essa peça histórica do mundo do automóvel divide lugar com preciosidades pré-Revolução Industrial. Se esse é o quarto, quais seriam os outros pioneiros com motor a combustão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/salvador-antiga-e-o-automovel-1871-1959.html

      Excluir
    2. Primeiros carros do Brasil:
      1º- 1871 -carro a vapor provavelmente um Thomson Road Steamer- Francisco Antônio Pereira Rocha - BA
      2º- 1891 - Peugeot com motor a combustão - Alberto e Henrique Santos Dumont - SP
      3º- 1897 - Sepollet a vapor - José do Patrocínio - RJ
      4º- 1897 - Benz a combustão interna - Álvaro Fernandes da Costa Braga - RJ
      5º- 1900 - Decauville a combustão interna - Adalberto Guerra Duval - RJ
      6º- 1901 - Clement Panhard & Levassor a combustão interna - José Henrique Lanat - BA
      7º- 1901 - carro com motor a combustão interna - Conde Alvares Penteado - SP

      Excluir