Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Viajando com o Renault 5


Em setembro de 1979, fiz uma viagem pela Europa com um Renault 5 L modelo 1974, que havia adquirido seminovo de uma amiga belga.
A viagem começou em Londres onde eu residia e teve um percurso de cerca de 27.000 Km, passando pelo interior da Inglaterra, pela Escócia, França, Espanha, Portugal, Andorra, Itália, Suíça, antiga Iugoslávia, Rep. Theca, Hungria, Áustria, Alemanha Ocidental, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e terminou quase três meses depois de volta a Londres.


Devido ao roteiro ter sido muito extenso, as companhias que tive na viagem também variaram ao longo do percurso. 












A primeira etapa da viagem, que fiz na companhia de uma namorada brasileira, foi um percurso pela Inglaterra e Escócia até voltar a Londres. 
Após alguns dias e uma rigorosa revisão no carro, parti rumo a Paris, onde fui encontrar com uma amiga inglesa e também um casal de amigos que faria uma parte da viagem conosco. 





Após alguns dias curtindo  Paris, seguimos viagem pelo interior da França, passando por Bordeaux, Toulouse, Andorra, depois Zaragoza, Bilbao indo até La Coruna na Espanha.
Após uns 15 dias circulando por Portugal e Espanha, fomos até Valencia e Barcelona, de onde continuamos pela costa do Mediterrâneo até chegarmos a Gênova, daí pelo interior da Itália até Roma e Nápoles.  






À exceção de uma forte tempestade e nevasca que enfrentamos em Andorra, nos Pireneus , a maior parte do tempo até Veneza esteve bom, continuando assim na costa da antiga Iugoslávia, até a Croácia mais ou menos, vindo então a piorar sistematicamente, já devido ao final do outono e proximidade do inverno, a partir daí até o final da viagem.





















                             







Apesar das diferentes altitudes e condições climáticas adversas, o  desempenho do valente Renault foi espetacular, não apresentando nenhum problema durante toda a viagem, realmente impressionante, nem um pneu furado, nem completar o radiador precisava pois era sistema selado. A única manutenção que fizemos foi uma troca de óleo e filtros mais lavagem geral, já no 49º dia de viagem.
Realmente impressionante..!!!

Mauricio C. Lima

oldraces.blogspot.com

quinta-feira, 21 de abril de 2022

21 DE ABRIL DE 1985

 


Há 37 anos, no dia 21 de abril de 1985, acontecia a primeira vitória de Ayrton Senna na Formula 1, no GP de Portugal realizado no autódromo do Estoril.

Com uma Lotus, o jovem piloto brasileiro deu um verdadeiro show de pilotagem na chuva, causando espanto em todo o mundo automobilístico!


oldraces.blogspot.com

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Mario Cravo, artista plástico e automobilista - 99 anos

 


Hoje se vivo fosse, o artista plástico e automobilista Mario Cravo Junior, faria 99 anos.

Mario que além de escultor modernista, era também pintor e desenhista, faleceu em Salvador no dia 1º de agosto de 2018, aos 95 anos de idade, vítima de complicações cardio pulmonares, deixando um legado de importantes obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Mario Cravo tinha verdadeira paixão pela arte e mesmo com a da idade avançada,continuou trabalhando e produzindo suas obras regularmente até um mês antes de falecer.


Considerado um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do Século XX, foi um dos pioneiros da Arte Moderna na Bahia, tornando-se reconhecido internacionalmente por retratar, em suas obras, as tradições, crenças, costumes e os mitos do povo baiano.

A Cruz Caída, no Belvedere da Sé em Salvador e o Cristo Crucificado da cidade de Vitória da Conquista na Bahia, estão entre as suas principais e mais importantes obras!

O polemico monumento da Fonte da Rampa, uma das suas principais obras,  foi destruído em um incêndio em 2019.

Nascido em Salvador no ano de 1923, começou a pintar aos 15 anos, tendo trabalhado com escultores de peso como Pedro Ferreira e Humberto Cozzo.

Mario Cravo Jr. foi casado com a Sra. Maria Lúcia Ferraz Cravo, com quem teve quatro filhos.

Em suas andanças e aprendizado pelo mundo, morou nos Estados Unidos de 47 a 49 onde estudou e trabalhou na Siracuse University no estado de New York, tendo também montado o seu próprio atelier e na Alemanha em 64/65, onde fez várias exposições. 

O MARIO CRAVO AUTOMOBILISTA:

O que muita gente não sabe é que por trás daquele talento espetacular e sua enorme paixão pela arte, existia também a paixão pelo automobilismo, tão forte que o levou a montar em 1969 uma equipe de competições automobilísticas que atuou nas corridas da Av. Centenário em Salvador e em outros polos do automobilismo do Norte e Nordeste do país.

Acima, o logo Cravo/Bauer desenhado por Mario e um dos carros da equipe, ostentando nas cores da pintura a marca do artista!

A Equipe chamava-se Cravo/Bauer, uma parceria dele com o alemão Otto Bauer, dono da Bauer Motor e tinha como seus pilotos nada menos que seus filhos Ivan e Otavio (Pingo), além do sobrinho de sua esposa, o "Babinho", Carlos Eduardo Ferraz Silva.

Autódromo Virgílio Távora no Ceará, Ivan Cravo (esquerda), Otto Bauer sentado no carro, Mario Cravo e Pingo Cravo.

Noticias diversas:



O Anuário Brasileiro de Automobilismo de 1970, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, foi editado em Salvador com comentários de vários automobilistas baianos, tinha a capa desenhada por Mario Cravo e retratava o Puma da Scuderie AF , em uma prova irrefutável do prestígio do nosso automobilismo àquela época!

E para encerrar, transcrevo aqui as palavras do mestre Adriano Fernandes e mais abaixo o documentário de hoje do SBT, alusivo aos 99 anos do artista.



"Meu amigo Mário era um excelente artista, um automobilista e um grande conhecedor da alma humana.
Só um inspirado por Deus poderia ter executado a escultura que mostra o Cristo crucificado, feito em vergalhões de ferro retorcido".

Adriano Fernandes 
06/08/2018

Vídeo reportagem do SBT, alusivo ao aniversário de Mario Cravo:


oldracesblogspot.com

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Hockenheim 1968



No já distante  7 de abril de 1968, em uma prova de Formula 2 no circuito de Hockenheim, falecia uma das lendas do automobilismo mundial, o piloto escocês Jim Clark.

oldracesblogspot.com


sábado, 2 de abril de 2022

FOTO DO MÊS - ABRIL 2022

Formula 1 anos 60. 

Jim Clark no GP de Mônaco.

Fotografia compartilhada na internet, sem indicação de direitos autorais.

oldraces.blogspot.com