Translate

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Mario Cravo, artista plástico e automobilista!



A Bahia perdeu um dos seus maiores artistas plásticos, o escultor modernista Mario Cravo Júnior.
Mario que além de escultor era também pintor e desenhista, veio a falecer ontem em Salvador aos 95 anos de idade, vítima de complicações cárdio pulmonares, deixando um legado de importantes obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.


O Cristo Crucificado da cidade de Vitória da Conquista na Bahia.

A fonte da Rampa do Mercado em Salvador.


A Cruz Caída, no Belvedere da Sé em Salvador.

Mario Cravo tinha verdadeira paixão pela arte e apesar da idade avançada, continuava trabalhando e produzindo suas obras regularmente até o mês passado, quando foi hospitalizado com um quadro grave de pneumonia.


Considerado um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do Século XX, foi um dos pioneiros da Arte Moderna na Bahia, tornando-se reconhecido internacionalmente por retratar, em suas obras, as tradições, crenças, costumes e os mitos do povo baiano.
Nascido em Salvador no ano de 1923, começou a pintar aos 15 anos, tendo trabalhado com escultores de peso como Pedro Ferreira e Humberto Cozzo.
Mario Cravo Jr. foi casado com a Sra. Maria Lúcia Ferraz Cravo, com quem teve quatro filhos.
Em suas andanças e aprendizado pelo mundo, morou nos Estados Unidos de 47 a 49 onde estudou e trabalhou na Siracuse University no estado de New York, tendo também montado o seu próprio atelier e na Alemanha em 64/65, onde fez várias exposições. 

O MARIO CRAVO AUTOMOBILISTA:

O que muita gente não sabe é que por trás daquele talento espetacular e sua enorme paixão pela arte, existia também a paixão pelo automobilismo, tão forte que o levou a montar em 1969 uma equipe de competições automobilísticas que atuou nas corridas da Av. Centenário em Salvador e em outros polos do automobilismo do Norte e Nordeste do país.
A Equipe chamava-se Cravo Bauer, uma parceria dele com o alemão Otto Bauer, dono da Bauer Motor e tinha como seus pilotos nada menos que seus filhos Ivan e Otavio (Pingo), além do sobrinho de sua esposa, o "Babinho", Carlos Eduardo Ferraz Silva.
Logo da Equipe Cravo Bauer que foi feito por Mario Cravo.

A turma dos pilotos baianos no Autódromo do Ceará, Mario Cravo esta na direita com seu tradicional chapéu de palha e na fotografia abaixo ele está agachado junto ao carro, nos boxes do Ceará.

 Mario Cravo e Babinho na pista da Centenário, tem nas mãos o capacete do filho Ivan Cravo.
Autódromo Virgílio Távora no Ceará, Ivan Cravo (esquerda), Otto Bauer sentado no carro, Mario Cravo e Pingo Cravo.
Neste recorte de jornal estão Mario Cravo, Adriano Fernandes e Ivan, comemorando a vitória nas 2 Horas de Velocidade, prova válida para o Campeonato Norte/Nordeste, em 1971. 
 Noticias sobre a vitória nas 2 Horas de Velocidade.
Anuário Brasileiro de automobilismo com comentários de Mario Cravo.


Link para a matéria sobre a equipe cravo Bauer:
https://oldraces.blogspot.com/2015/04/equipes-baianas-cravobauer.html

Fica aqui a nossa homenagem ao velho Mario, que fique em paz e que Deus o guie nesta sua nova jornada!



3 comentários:

  1. Hoje fez um dos dias mais lindos do ano... Nítido, exaltante em tons cheios de vida. A força e a magia da natureza estavam no ar. O calor excitante fazia brotar sentimentos de beleza e arte.
    Vendo o pôr do sol magnífico do mar, pensava neste pai artístico, neste amigo querido q foi para mim Mário.
    Compreendi neste momento q a natureza estava homenageando este magnífico artista, mostrando beleza a quem dela viveu para criar arte.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Mário era um excelente artista, um automobilista é um grande conhecedor da alma humana.
    Só um expirado por Deus poderia ter executado a escultura que mostra o Cristo crucificado feito em vergalhoes de ferro retorcido.
    Meu abraço pesaroso aos familiares.
    Adriano Fernandes

    ResponderExcluir