Translate

sábado, 14 de julho de 2018

Opala 1968, existe?


Uma dúvida constante e polêmica entre os antigo mobilistas é sobre a existência do Opala modelo 1968, alguns afirmando que existiu e outros negando a sua existência, mas será que ele existiu mesmo?
Vejamos bem, o Opala foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 1968, já como modelo 1969, conforme atestam as  propagandas do seu lançamento, inclusive a primeira veiculada na imprensa, que foi a da foto abaixo, como também em todas as demais propagandas da época os Opalas aparecem sempre como "1969", o que obviamente não deixa margem a dúvidas.

Pelo que sabemos alguns Opalas, cerca de 300 unidades foram produzidas no ano de 1968, são Opalas ano de FABRICAÇÃO 1968 mas MODELO 1969, logo não existe nenhum Opala 1968/1968.



 Outra duvida sempre levantada é referente à cor do motor de 6 cilindros, que nas primeiras propagandas aparece pintado na cor azul, conforme as fotografias abaixo:





Pelo que podemos atestar, como testemunha ocular do fato, pelo menos um dos Opala que foram fabricados no ano de 1968 tinha o motor pintado na cor vermelha (ver depoimento no quadro abaixo), o que nos faz supor que nas demais unidades postas à venda o motor também seria vermelho e que a pintura do motor 3800 na cor azul, foi para efeito meramente promocional e não aplicado à linha de montagem. 

 O Opala no Salão do Automóvel de São Paulo em 1968.

________________________________________________________________________
 DEPOIMENTO:

O Opala da fotografia acima, que provavelmente foi o primeiro a chegar em terras baianas, foi adquirido por meu pai, Alberto de Castro Lima, em São Paulo, no mês de Dezembro de 1968. O carro foi comprado com a intermediação do Dr. Angelo Martinelle Bonomi, que era na época muito influente nos meios automobilísticos e um dos três grandes colecionadores de automóveis antigos do Brasil, cuja ajuda se fez necessária devido ao imenso sucesso e grande procura que o carro causou no mercado automobilístico do país e devido também à existência poucas unidades disponíveis para venda.
Era um Opala luxo 68/modelo 1969 na cor azul astral, com estofamento mono cromático azul e motor 6 cilindros de 3800 cc, pintado na cor vermelha (carro igual ao das fotografias abaixo).
Coube a mim a agradável tarefa de traze-lo para Salvador nos primeiros dias de janeiro de 1969.




Por: Mauricio Castro Lima
___________________________________________________________________
Fotografias de propagandas antigas da GM, texto de Old Races, fotografia de Mauricio Castro lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário