Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

VEM AI !




                 




                               X Encontro Nordeste de Veículos Antigos

                                            No Campo Grande - SALVADOR- BAHIA
                                                        De 31/10/2014  a  02/11/2014


                          IMPERDÍVEL !




domingo, 14 de setembro de 2014

CHEVETTE V6






Chevette motor Vortec V6

O pequeno, simples e carismático Chevette tem uma legião de fãs em todo o mundo do antigo mobilismo e dentro deste segmento existem alguns que sempre estão tentando melhorar o desempenho do simpático carrinho, com alterações em sua mecânica sem contudo comprometer a aparência original!
Entre todas as alterações feitas nos Chevettes, das que já tive conhecimento (estamos preparando para breve uma matéria sobre os Chevettes transformados), esta foi sem dúvida uma das que mais me agradou.







FOTOGRAFIAS COMPARTILHADAS DA MATÉRIA DO ESTADÃO e Street Customs Editorial:

Chevette 74 ganha coração V6 da Blazer





Clique no link abaixo para ler a matéria original no jornal do carro do Estadão:

http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/antigos,chevette-74-ganha-coracao-v6-da-blazer,20997,0.htm



No link abaixo a matéria de Street Customs editorial sobre o mesmo Chevette:

http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/carros/chevette-v6.html




Propagandas antigas (2)




Abaixo temos algumas propagandas de automóveis da primeira metade do século XX , mais precisamente de 1910 a 1960.
Algumas destas marcas foram incorporadas por outros fabricantes como é o caso  da Cadillac,Willys Overland, Lancia e Pontiac. Outras se fundiram formando novos grupos, como a Wanderer e a Horch, já algumas delas deixaram simplesmente de existir como é o caso da Adler.
As que se tornaram verdadeiras gigantes da indústria automobilística, casos da Ford, Fiat, Mercedes Benz e Chevrolet, continuam firme neste terceiro século de existência do automóvel!


A Wanderer  fundiu-se com outras três marcas alemãs formando a Auto Union que hoje sobrevive como Audi.





A Lancia foi absorvida pela Fiat e continua fabricando até os dias atuais.

A Willys Overland foi adquirida pela Ford









A Adler deixou de existir

A Oldsmobile passou a ser uma divisão da General Motors.




A Buick foi uma das primeiras absorvidas pela General Motors







A Cadillac pertence à GM, porem tem "status" de Marca independente.





Material utilizado: Fotografias e folhetos de propagandas de domínio público, retiradas de revistas e livros antigos.
                                   Fotografias do Blog do Iba Mendes

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Equipes baianas - Escuderia AF (Parte 3)



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -



CONTINUAÇÃO


Este post dá continuidade às duas matérias anteriores (equipes baianas - Escuderia AF -Parte 1 e Parte 2), sobre a lendária equipe AF de Salvador - Bahia, que dominou o automobilismo baiano no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.


ESTRUTURA DOS BOXES, FOTOS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:


 Box da Escuderia AF em Salvador:

Box da AF nos 500 km da Bahia - Lulu Geladeira esta à esquerda em pé.
 

O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.

Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
________________________________________________________________________________


Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:

Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.

Equipe de cronometragem
 
José Luis e John Brusell.

Boxe no Ceará - equipe de apoio


 ____________________________________________________________________________

FOTOS DIVERSAS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Eduardo Ribeiro, Lulu Geladeira, André Burity, José Luis Bastos e John Brusell.


Puma modelo 1968 alinhado ao lado do Puma da Carbel e atrás do Bino MarK ll na largada dos 500 km de Salvador em 1969

O Puma Porsche perseguindo o “híbrido” protótipo Zonga da equipe SAEL, no circuito da Cidade Universitária no Recife.


O Puma Porsche (já com mecânica VW e componentes Porsche), vencendo em Fortaleza.


Nesta serie de fotografias no autódromo do Ceará, vemos o Puma espartano mais antigo (o primeiro Puma VW a participar de uma corrida e também o vencedor da prova inaugural do Autódromo Virgílio Távora),disputando posições em corridas.  

O Puma 68 em uma vitória em Fortaleza.

Mauricio Fainstein posando ao lado dos dois Pumas, nos boxes do circuito da Avenida do centenário em Salvador.


Escudo comemorativo 1°ano da Escuderia AF


O Puma Porsche na curva do Calabar, no circuito da Avenida Centenário em Salvador.

Noticia sobre o afastamento de Adriano Fernandes do comando da Escuderia AF em agosto de 1970.


Noticia e comentário sobre a primeira participação de Andre Burity no comando do box da Escuderia AF na Prova Duque de Caxias no Circuito da Avenida do Centenário em Salvador.


1000 Km de Brasília - 1970 - fotografia da revista Quatro Rodas, comprovando a participação de Leonardo Godoy como piloto convidado da Escuderia AF para aquela prova.

Chefes de equipe:

ADRIANO FERNANDES  (até a saída do mesmo em 1970).
ANDRÉ BURITY / LULU GELADEIRA (alternaram-se no comando da equipe após a saída de Adriano Fernandes).

NOTA: Nos 500KM da Bahia em 1968, o box da AF foi comandado por Jorge Letry pois Adriano Fernandes estava correndo (em dupla com Mauricio Fainstein no Karmann Ghia nº 3)

Pilotos que correram pela ESCUDERIA AF:

LUIS PEREIRA DOS SANTOS - (Lulu Geladeira)
ANDRÉ MAY BURITY
JONH DIDRIC BRUSELL
JOSÉ LUIS BASTOS
MAURICIO FAINSTEIN
UBALDO LOLLI ( convidado eventual – 500 km da Bahia 1968)
NORMAN CASARI (convidado eventual- 500 km da Bahia 1968)
LEONARDO GODOY (convidado eventual – 1000 km de Brasília 1970)
ANTONIO JUSTO COUTO
ANTONIO MARTINS

Principais patrocinadores da ESCUDERIA AF:


CARIA RIBEIRO – revenda Volkswagem
LAJES VOLTERRANA- lajes pré moldadas
BURITY – materiais de construção
KONTIK—agencia de viagens
PEPSICOLA- indústria de refrigerantes
SUERDICK- fabrica de charutos
PNEUService – revenda PNEUS GOODYEAR

Apoio semi oficial da PUMA e SCORRO


CARIA RIBEIRO - revenda Volkswagen e Puma


A Escuderia AF acabou no final de 1971, passando a chamar-se Equipe Pepsi Cola/ Caria Ribeiro, tendo José Luis Bastos e J. Brusell como pilotos principais.
Em 1972 após o término das corridas na Bahia o Puma modelo 1968 bem como vários equipamentos foram vendidos para São Paulo, não se sabendo ao certo o seu paradeiro*, já o Puma 1969  ficou por vários anos encostado ao lado do galpão da antiga fábrica de refrigerantes Frattelli Vita na Boa Viagem, não se sabendo também o seu paradeiro.


ESCUDERIA AF- Caria Ribeiro
Por  Mauricio de Castro Lima  2011

*Após anos de pesquisa e procura, o primeiro Puma da Escuderia AF foi encontrado, veja a matéria clicando no link abaixo, "Puma da AF - a caçada ao felino".


Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html


Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html

Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html


ATUALIZAÇÕES:
Revisada em 24/01/2015
Revisada em 13/07/2016

Material utilizado: Fotografias dos acervos de John Brusell, Mauricio Castro Lima, Arthur Barros, Carlos Alberto Medrado e Automovel Clube de Salvador.