Translate
sábado, 20 de setembro de 2014
VEM AI !
X Encontro Nordeste de Veículos Antigos
No Campo Grande - SALVADOR- BAHIA
De 31/10/2014 a 02/11/2014
IMPERDÍVEL !
domingo, 14 de setembro de 2014
CHEVETTE V6
Chevette motor Vortec V6
O pequeno, simples e carismático Chevette tem uma legião de fãs em todo o mundo do antigo mobilismo e dentro deste segmento existem alguns que sempre estão tentando melhorar o desempenho do simpático carrinho, com alterações em sua mecânica sem contudo comprometer a aparência original!Entre todas as alterações feitas nos Chevettes, das que já tive conhecimento (estamos preparando para breve uma matéria sobre os Chevettes transformados), esta foi sem dúvida uma das que mais me agradou.
FOTOGRAFIAS COMPARTILHADAS DA MATÉRIA DO ESTADÃO e Street Customs Editorial:
Chevette 74 ganha coração
V6 da Blazer
Clique no link abaixo para ler a matéria original no jornal do carro do Estadão:
http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/antigos,chevette-74-ganha-coracao-v6-da-blazer,20997,0.htm
No link abaixo a matéria de Street Customs editorial sobre o mesmo Chevette:
http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/carros/chevette-v6.html
Marcadores:
Chevette,
Chevette V6,
Chevrolet Chevette
Propagandas antigas (2)
Algumas destas marcas foram incorporadas por outros fabricantes como é o caso da Cadillac,Willys Overland, Lancia e Pontiac. Outras se fundiram formando novos grupos, como a Wanderer e a Horch, já algumas delas deixaram simplesmente de existir como é o caso da Adler.
As que se tornaram verdadeiras gigantes da indústria automobilística, casos da Ford, Fiat, Mercedes Benz e Chevrolet, continuam firme neste terceiro século de existência do automóvel!
A Wanderer fundiu-se com outras três marcas alemãs formando a Auto Union que hoje sobrevive como Audi.
A Lancia foi absorvida pela Fiat e continua fabricando até os dias atuais.
A Willys Overland foi adquirida pela Ford
A Adler deixou de existir
A Oldsmobile passou a ser uma divisão da General Motors.
A Buick foi uma das primeiras absorvidas pela General Motors
A Cadillac pertence à GM, porem tem "status" de Marca independente.
Material utilizado: Fotografias e folhetos de propagandas de domínio público, retiradas de revistas e livros antigos.
Fotografias do Blog do Iba Mendes
Marcadores:
Audi,
Buick,
Cadillac,
Chevrolet,
Horch,
Kaiser Frazer,
Lancia,
Lincoln,
Mercedes Benz,
Pontiac,
propagandas antigas,
Wanderer
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Equipes baianas - Escuderia AF (Parte 3)
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
CONTINUAÇÃO
Este post dá continuidade às duas matérias anteriores (equipes baianas - Escuderia AF -Parte 1 e Parte 2), sobre a lendária equipe AF de Salvador - Bahia, que dominou o automobilismo baiano no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
ESTRUTURA DOS BOXES, FOTOS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Box da Escuderia AF em Salvador:
Box da Escuderia AF em Salvador:
Box da AF nos 500 km da Bahia - Lulu Geladeira esta à esquerda em pé.
O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.
Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.
Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
________________________________________________________________________________
Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:
Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.
José Luis e John Brusell.
Boxe no Ceará - equipe de apoio
____________________________________________________________________________
Eduardo Ribeiro, Lulu Geladeira, André Burity, José Luis Bastos e John Brusell.
Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:
Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.
Boxe no Ceará - equipe de apoio
____________________________________________________________________________
FOTOS DIVERSAS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Puma modelo 1968
alinhado ao lado do Puma da Carbel e atrás do Bino MarK ll na largada dos 500 km de Salvador em 1969
O Puma Porsche
perseguindo o “híbrido” protótipo Zonga da equipe SAEL, no circuito da Cidade
Universitária no Recife.
Nesta serie de fotografias no autódromo do Ceará, vemos o Puma espartano mais antigo (o primeiro Puma VW a participar de uma corrida e também o vencedor da prova inaugural do Autódromo Virgílio Távora),disputando posições em corridas.
O Puma 68 em uma vitória em Fortaleza.
Mauricio Fainstein posando ao lado dos dois Pumas, nos boxes do circuito da Avenida do centenário em Salvador.
Escudo
comemorativo 1°ano da Escuderia AF
O Puma Porsche na curva do Calabar, no circuito da Avenida Centenário em Salvador.
Noticia sobre o afastamento de Adriano Fernandes do comando da Escuderia AF em agosto de 1970.
Noticia e comentário sobre a primeira participação de Andre Burity no comando do box da Escuderia AF na Prova Duque de Caxias no Circuito da Avenida do Centenário em Salvador.
1000 Km de Brasília - 1970 - fotografia da revista Quatro Rodas, comprovando a participação de Leonardo Godoy como piloto convidado da Escuderia AF para aquela prova.
Chefes de equipe:
ADRIANO FERNANDES (até a saída do mesmo em 1970).
ANDRÉ BURITY / LULU GELADEIRA (alternaram-se no comando da equipe após a saída de Adriano Fernandes).
NOTA: Nos 500KM da Bahia em 1968, o box da AF foi comandado por Jorge Letry pois Adriano Fernandes estava correndo (em dupla com Mauricio Fainstein no Karmann Ghia nº 3)
Pilotos que correram pela ESCUDERIA AF:
LUIS PEREIRA DOS SANTOS - (Lulu Geladeira)
ANDRÉ MAY BURITY
JONH DIDRIC BRUSELL
JOSÉ LUIS BASTOS
MAURICIO FAINSTEIN
UBALDO LOLLI ( convidado eventual – 500 km da Bahia
1968)
NORMAN CASARI (convidado eventual- 500 km da Bahia
1968)
LEONARDO GODOY (convidado eventual – 1000 km de
Brasília 1970)
ANTONIO JUSTO COUTO
ANTONIO MARTINS
Principais patrocinadores da ESCUDERIA AF:
CARIA RIBEIRO –
revenda Volkswagem
LAJES VOLTERRANA-
lajes pré moldadas
BURITY – materiais de
construção
KONTIK—agencia de
viagens
PEPSICOLA- indústria
de refrigerantes
SUERDICK- fabrica de
charutos
PNEUService – revenda
PNEUS GOODYEAR
Apoio semi oficial da
PUMA e SCORRO
A Escuderia AF acabou
no final de 1971, passando a chamar-se Equipe Pepsi Cola/ Caria Ribeiro, tendo
José Luis Bastos e J. Brusell como pilotos principais.
Em 1972 após o
término das corridas na Bahia o Puma modelo 1968 bem como vários equipamentos
foram vendidos para São Paulo, não se sabendo ao certo o seu paradeiro*, já o
Puma 1969 ficou por vários anos
encostado ao lado do galpão da antiga fábrica de refrigerantes Frattelli Vita
na Boa Viagem, não se sabendo também o seu paradeiro.
ESCUDERIA AF- Caria Ribeiro
Por Mauricio de
Castro Lima 2011
*Após anos de pesquisa e procura, o primeiro Puma da Escuderia AF foi encontrado, veja a matéria clicando no link abaixo, "Puma da AF - a caçada ao felino".
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html
Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)
http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html
Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"
https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
ATUALIZAÇÕES:
Revisada em 24/01/2015
Revisada em 13/07/2016
Material utilizado: Fotografias dos acervos de John Brusell, Mauricio Castro Lima, Arthur Barros, Carlos Alberto Medrado e Automovel Clube de Salvador.
Assinar:
Postagens (Atom)