CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A BINO SAMDACO
•Em
1968, tendo adquirido a revenda de automóveis SANDACO, Antônio Grecco, ex
gerente da Equipe Willys e ex gerente do departamento de competições
da Ford-Willys,
resolveu fazer a primeira speed shopp do Brasil, que passou a chamar-se BINO SAMDACO.
•A
partir do Ford Corcel Sedan Standard, recém lançado pela Ford, originário do
projeto M, desenvolvido pela Willys com
mecânica Renault R 12, a Bino lançou kits de personalização e performance
cujos itens podiam também ser adquiridos unitariamente para colocação por conta
do cliente, vendendo ainda carros prontos sob encomenda previa.
•Com o
lançamento do Corcel Coupé Standard
em abril de 1969 este passou a ser o modelo básico para as versões do
BINO, tendo sido também oferecidas a partir do lançamento do Corcel GT em Junho de 1969, versões baseadas neste
modelo.
•Os
equipamentos oferecidos no KIT PERSONALIZAÇÃO
eram os seguintes: Painel de
instrumentos completo, feito em fibra de vidro com
pintura preta, revestido em lamina de Jacarandá da Bahia, constando de
velocímetro até 200 km/h ,conta giros até 8.000 R.P.M., marcador de
combustível, temperatura da água, pressão do óleo e temperatura do óleo -- Console em fibra de vidro preto,
revestido em folha de Jacarandá da Bahia, contendo relógio, capuz com moldura e
bola do cambio –Console
do Teto em alumínio forrado em folha de Jacarandá da
Bahia , com luz de cortesia e leitura –Tomada de ar no capo com
pintura em preto fosco –Volante
esportivo F1 com acabamento em couro ou madeira –Rodas esportivas de liga
leve nas talas 6” ou 7”, em três modelos a
escolher ALPINE, Alfa Romeu ou LOTUS –Bancos reclináveis , bem
como, faróis de milha, faróis de
iodo, faróis bi-iodo, lanternas cor âmbar, sinaleiras laterais, e faixas e
escudos diferenciados com logo Bino.
•Os
equipamentos oferecidos pelo KIT PERFORMANCE eram os seguintes: Kit de pistões e camisas Bino para 1450cc -- Comando de
válvulas especiais -- Cabeçotes
especiais trabalhados -- Kits de
dupla carburação Solex 32, DFV ou Weber 40 duplo para
motores de alta performance e ou competições -- Tampas de válvulas aletadas – Radiador de óleo –Cárter
com maior capacidade – Protetor de
cárter – Descarga esportiva Grandprix ou KADRON.
Primeira versão Bino, baseada no
Corcel Sedan 4 portas Standard 1968-1969
Versões baseadas no Ford
Corcel Standard 1969 - 1970
Versões baseadas no Ford
Corcel GT 1969 - 1970
Uma das últimas versões, baseada no
Ford Corcel Standard 1972
CORES E PADRÕES:
Preferencialmente a Bino oferecia os carros em determinadas cores e
padrões de faixas e pintura de teto e capo, conforme algumas das reproduções aqui
apresentadas, para os carros prontos vendidos por ela, o que porém não impedia
que trabalhasse com todas as cores oferecidas pela FORD para a linha CORCEL,
bem como instalava kits ou vendia para o cliente instalar em praticamente todos
os modelos CORCEL, incluindo ai também a
BELINA.
VINIL:
Os Corcéis Bino que tinham teto de vinil eram os
provenientes de versões com o vinil de fabrica, ou seja o Corcel GT e
eventualmente algum Corcel Luxo cujo proprietário levou para personalizar.
DIVERSOS NÍVEIS DE
PREPARAÇÃO MECÂNICA:
1- A preparação mais conhecida e a mais usada em rua era a que utilizava 2
carburadores SOLEX 32 ou DFV, comando Bino com 276°, kit 77 para 1440 cc,
cabeçotes polidos com taxa 8.5/1, tampa de válvula aletada, descarga esportiva Grandprix, com potencia declarada
pela Bino de 90 cv.
2- A preparação de rua mais forte utilizava
carburação SOLEX 40 ou dupla WEBER 40, comando ALPINE com 286°, kit 77 com eixo virabrequim mais longo,
para alcançar 1550 cc, cabeçotes Bino retrabalhados com dutos polidos e válvulas
maiores, taxa de 9,5/1, cárter com maior capacidade, bomba
de óleo dupla, radiador de óleo, tampa de válvulas aletada, coletor de descarga duplo
e descarga esportiva Kadron com saída dupla. A potencia
chegava em torno dos 120 cv.
3- Para competições utilizavam taxas mais
elevadas, cabeçotes especiais Pozzi, comando Iskenderian com 300°, bielas mais longas
que chegavam a cilindradas perto dos 1800 cc.
Continua na próxima postagem.
https://oldraces.blogspot.com.br/2013/08/ford-corcel-bino-parte2.html
•Material utilizado na
pesquisa:Especificações técnicas e folhetos de propaganda originais BINO
SAMDACO , anotações, fotografias,desenhos e documentos do acervo do autor, reportagens
das revistas QUATRO RODAS,MECÂNICA POPULAR e AUTOESPORTE ,
informações e fotografias coletadas em pesquisas pela internet., sem indicação de direitos autorais.
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