No fim de semana passado teve uma exposição de carros no estacionamento do Shopping Barra em Salvador, o foco era mais para carros novos, novas tecnologias, entre elas os elétricos.
Foi bom para encontrar velhos amigos, tomar um bom chopp e participar de animado bate papo, porém o mais interessante de tudo foi encontrar por lá alguns antigos em excepcional estado de conservação!
A emoção do velho comandante da Escuderia AF, ao ler a excelente reportagem da Revista Classic Show sobre o resgate do Puma 001, que foi um grande campeão das pistas nos anos 60/70.
Revista Classic Show nº103.
O Puma 001 na configuração espartana (para competições), quando foi entregue pela fábrica à Escuderia AF, em 1968.
oldraces.blogspot.com
Há 50 anos a Apollo 11 levava o primeiro ser humano que pisou na Lua, mas foi a Apollo15 que levou o primeiro Jipe Lunar.
As três últimas missões Apollo foram as mais valiosas do ponto de vista
científico, graças principalmente aos LRV ou Lunar Roving Vehicles (
Lunar Rover ), que permitiram aos astronautas percorrerem grandes
distâncias. Os pioneiros da Apollo 11 e 12, no entanto, tiveram que
fazer suas AEV ( atividades extra-veiculares ) a pé; Shepard e Mitchell,
da Apollo 14, transportaram o equipamento em um carrinho elétrico chamado Transportador de Equipamento Modular.
A concepção do Lunar Rover é excepcional, mas também uma das mais
caras. Em outubro de 1969, a Marshall Space Flight Center assinou um
contrato de 19 milhões dólares com a Boeing para o desenvolvimento e
entrega de quatro veículos, porém, para a Lua só foram três. Eles voaram
na Apollo 15, 16 e 17 (julho de 1971, abril de 1972 e dezembro 1972).
A velocidade máxima desses veículos era de 14 Km/h, entretanto, os
astronautas Young e Duke da Apollo 16, estabeleceram um recorde de
velocidade lunar chegando a 17 km/h em seu Rover, ao descerem uma
encosta em seu regresso para o módulo lunar.
O ROVER LUNAR
Para quem gosta de uma boa leitura sobre automóveis e automobilismo, aqui vão algumas sugestões de livros à venda, pela revista Classic Show (loja virtual no Instagram), pela Submarino e livrarias Cultura e Saraiva.
oldraces.blogspot.com
https://oldraces.blogspot.com/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html
O Puma GT Volkswagen Espartano carroceria nº 001 e chassi nº 1.430.111, com as placas do fabricante, em uma seção de fotos e filmagens, dias antes de ser entregue à Scuderie AF.
Matérial utilizado- reprodução da matéria publicada na revista Classic Show nº103
oldraces,blogspot.com
Mais um ataque do poder público contra o automobilismo brasileiro..., querem acabar com o Autódromo Virgílio Távora em Eusébio no estado do Ceará.
Já foi assim com o autódromo de Jacarepaguá, estão tentando contra Interlagos, já foi assim contra vários kartódromos por todo o país.
É lamentável que o Brasil, que produziu campeões do quilate de Chico Landi, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e tantos outros, tenha chegado a tamanho descaso para com o esporte a motor!
oldraces.blogspot.com