Translate

domingo, 14 de setembro de 2014

Propagandas antigas (2)




Abaixo temos algumas propagandas de automóveis da primeira metade do século XX , mais precisamente de 1910 a 1960.
Algumas destas marcas foram incorporadas por outros fabricantes como é o caso  da Cadillac,Willys Overland, Lancia e Pontiac. Outras se fundiram formando novos grupos, como a Wanderer e a Horch, já algumas delas deixaram simplesmente de existir como é o caso da Adler.
As que se tornaram verdadeiras gigantes da indústria automobilística, casos da Ford, Fiat, Mercedes Benz e Chevrolet, continuam firme neste terceiro século de existência do automóvel!


A Wanderer  fundiu-se com outras três marcas alemãs formando a Auto Union que hoje sobrevive como Audi.





A Lancia foi absorvida pela Fiat e continua fabricando até os dias atuais.

A Willys Overland foi adquirida pela Ford









A Adler deixou de existir

A Oldsmobile passou a ser uma divisão da General Motors.




A Buick foi uma das primeiras absorvidas pela General Motors







A Cadillac pertence à GM, porem tem "status" de Marca independente.





Material utilizado: Fotografias e folhetos de propagandas de domínio público, retiradas de revistas e livros antigos.
                                   Fotografias do Blog do Iba Mendes

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Equipes baianas - Escuderia AF (Parte 3)



- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -



CONTINUAÇÃO


Este post dá continuidade às duas matérias anteriores (equipes baianas - Escuderia AF -Parte 1 e Parte 2), sobre a lendária equipe AF de Salvador - Bahia, que dominou o automobilismo baiano no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.


ESTRUTURA DOS BOXES, FOTOS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:


 Box da Escuderia AF em Salvador:

Box da AF nos 500 km da Bahia - Lulu Geladeira esta à esquerda em pé.
 

O Puma 71 sendo atendido nos boxes, com problemas de motor.

Box da AF na Centenário, em pé no meio fio da esquerda p direita- José Luis Bastos, Menandro Farias, André Burity e Adriano Fernandes (de chapéu).
________________________________________________________________________________


Box da Escuderia AF no Autódromo Virgílio Távora no Ceará:

Box no Ceará - José Luis Bastos, John Brusell e André Burity.

Equipe de cronometragem
 
José Luis e John Brusell.

Boxe no Ceará - equipe de apoio


 ____________________________________________________________________________

FOTOS DIVERSAS, NOTÍCIAS E CURIOSIDADES:
Eduardo Ribeiro, Lulu Geladeira, André Burity, José Luis Bastos e John Brusell.


Puma modelo 1968 alinhado ao lado do Puma da Carbel e atrás do Bino MarK ll na largada dos 500 km de Salvador em 1969

O Puma Porsche perseguindo o “híbrido” protótipo Zonga da equipe SAEL, no circuito da Cidade Universitária no Recife.


O Puma Porsche (já com mecânica VW e componentes Porsche), vencendo em Fortaleza.


Nesta serie de fotografias no autódromo do Ceará, vemos o Puma espartano mais antigo (o primeiro Puma VW a participar de uma corrida e também o vencedor da prova inaugural do Autódromo Virgílio Távora),disputando posições em corridas.  

O Puma 68 em uma vitória em Fortaleza.

Mauricio Fainstein posando ao lado dos dois Pumas, nos boxes do circuito da Avenida do centenário em Salvador.


Escudo comemorativo 1°ano da Escuderia AF


O Puma Porsche na curva do Calabar, no circuito da Avenida Centenário em Salvador.

Noticia sobre o afastamento de Adriano Fernandes do comando da Escuderia AF em agosto de 1970.


Noticia e comentário sobre a primeira participação de Andre Burity no comando do box da Escuderia AF na Prova Duque de Caxias no Circuito da Avenida do Centenário em Salvador.


1000 Km de Brasília - 1970 - fotografia da revista Quatro Rodas, comprovando a participação de Leonardo Godoy como piloto convidado da Escuderia AF para aquela prova.

Chefes de equipe:

ADRIANO FERNANDES  (até a saída do mesmo em 1970).
ANDRÉ BURITY / LULU GELADEIRA (alternaram-se no comando da equipe após a saída de Adriano Fernandes).

NOTA: Nos 500KM da Bahia em 1968, o box da AF foi comandado por Jorge Letry pois Adriano Fernandes estava correndo (em dupla com Mauricio Fainstein no Karmann Ghia nº 3)

Pilotos que correram pela ESCUDERIA AF:

LUIS PEREIRA DOS SANTOS - (Lulu Geladeira)
ANDRÉ MAY BURITY
JONH DIDRIC BRUSELL
JOSÉ LUIS BASTOS
MAURICIO FAINSTEIN
UBALDO LOLLI ( convidado eventual – 500 km da Bahia 1968)
NORMAN CASARI (convidado eventual- 500 km da Bahia 1968)
LEONARDO GODOY (convidado eventual – 1000 km de Brasília 1970)
ANTONIO JUSTO COUTO
ANTONIO MARTINS

Principais patrocinadores da ESCUDERIA AF:


CARIA RIBEIRO – revenda Volkswagem
LAJES VOLTERRANA- lajes pré moldadas
BURITY – materiais de construção
KONTIK—agencia de viagens
PEPSICOLA- indústria de refrigerantes
SUERDICK- fabrica de charutos
PNEUService – revenda PNEUS GOODYEAR

Apoio semi oficial da PUMA e SCORRO


CARIA RIBEIRO - revenda Volkswagen e Puma


A Escuderia AF acabou no final de 1971, passando a chamar-se Equipe Pepsi Cola/ Caria Ribeiro, tendo José Luis Bastos e J. Brusell como pilotos principais.
Em 1972 após o término das corridas na Bahia o Puma modelo 1968 bem como vários equipamentos foram vendidos para São Paulo, não se sabendo ao certo o seu paradeiro*, já o Puma 1969  ficou por vários anos encostado ao lado do galpão da antiga fábrica de refrigerantes Frattelli Vita na Boa Viagem, não se sabendo também o seu paradeiro.


ESCUDERIA AF- Caria Ribeiro
Por  Mauricio de Castro Lima  2011

*Após anos de pesquisa e procura, o primeiro Puma da Escuderia AF foi encontrado, veja a matéria clicando no link abaixo, "Puma da AF - a caçada ao felino".


Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 1)

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-1.html


Link para acesso a EQUIPES BAIANAS - ESCUDERIA AF (PARTE 2)

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/04/equipes-baianas-escuderia-af-parte-2.html

Link para acesso à matéria "Puma da AF - a caçada ao felino"

https://oldraces.blogspot.com.br/2016/06/puma-da-af-cacada-ao-felino.html


ATUALIZAÇÕES:
Revisada em 24/01/2015
Revisada em 13/07/2016

Material utilizado: Fotografias dos acervos de John Brusell, Mauricio Castro Lima, Arthur Barros, Carlos Alberto Medrado e Automovel Clube de Salvador.



domingo, 7 de setembro de 2014

Encontro de Antigos







O agradável estacionamento do Parque da Cidade no Itaigara infelizmente não poderá mais abrigar os encontros mensais de veículos antigos, que são promovidos pelo Veteran Car Club - Bahia, todos os primeiros sábados de cada mês.
Com as obras de requalificação do parque a prefeitura já avisou, que a partir de outubro o estacionamento atual não mais poderá ser utilizado, restando a promessa de voltar o evento, ao final das obras, para um novo estacionamento que será disponibilizado em outro local do Parque.

De qualquer maneira acho que dificilmente teremos um local tão arborizado, belo e reservado como o atual estacionamento.
Vai certamente deixar saudades!

Na sequencia algumas fotos do encontro do mês passado:







Fotografias compartilhadas do Facebook, via Claudio Branco e Carlos Seixas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

No porto de Santos


- HISTÓRIA -

Esta interessante fotografia de 1964, reúne boa parte dos veículos que naquela época eram produzidos pela indústria automobilística nacional.
A bem bolada fotografia é no cais do Porto de Santos, em São Paulo, estado que foi o berço da nossa indústria automotiva.



Na primeira fila, da esquerda para direita temos: Karmann Ghia, DKW Fissore, Willys Interlagos e Simca Chambord. Na segunda fila, caminhão Ford, Ford F100, DKW Vemag, Vemaguet, Aero Willys, Renault Gordine. Na terceira fila, caminhão Ford, Simca Jangada, Volkswagen, Rural Willys.Nas ultimas filas temos, onibus e caminhão Mercedes Benz, caminhões Chevrolet, Scania e Mercedes, Chevrolet C15, Gabine dupla, Kombi, pickup Willys, jeeps Willys 

Nota-se a ausência dos produtos da FNM Fábrica Nacional de Motores (FNM JK e caminhões FNM), além dos veículos agrícolas,



oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com