Translate

domingo, 13 de janeiro de 2019

A capsula do tempo

Conversando com Nazaré e Adriano Fernandes.

Certa vez conversando com  Adriano Fernandes, ele contou que em 1961, quando da fundação do Automóvel Clube da Bahia, a Sra. Henriqueta Catarino se comprometeu a doar um terreno para a construção da sede própria do clube.
O terreno escolhido e que foi proposto para a doação, era localizado na Avenida Oceânica, vizinho ao Posto do Cristo e que hoje pertence ao Ministério da Aeronáutica, tendo havido uma cerimônia com a presença das autoridades da época e o lançamento da pedra fundamental, onde foi enterrada, numa espécie de cápsula do tempo, uma caixa com a cópia da ata de fundação, fotos e objetos diversos ligados ao automobilismo e aos automóveis.
Apesar da grande credibilidade que Adriano tem, (para quem não o conhece, é o mais antigo piloto de corridas da Bahia e o grande mentor das provas do Farol da Barra nos anos 50/60, foi ainda o idealizador do fatídico Km de arranque dos Dendezeiros na Cidade Baixa, diretor técnico da CBA-Confederação Brasileira de Automobilismo, além de ter sido o fundador e comandante da vitoriosa Escuderia AF), de inicio não dei muita importância às informações, principalmente por não ter nada que comprovasse e me permitisse colher dados para fazer uma matéria e poder publicar no blog.


 O Posto do Cristo na década de 60, a estradinha que levava ao alto do antigo Morro do Cristo começava onde está estacionada a Rural Willys e a área onde seria a sede do clube ficava mais à esquerda e não aparece na fotografia.

Eduardo Gomes Ribeiro era dono do Posto do Cristo e também diretor do Automóvel Clube.

O assunto já estava meio no esquecimento, quando deparei com uma noticia de jornal da época que falava do episódio com detalhes, contando inclusive que houve uma recepção comemorativa no Posto do Cristo, após a realização de uma corrida no circuito do Farol da Barra.

Jornal A TARDE, edição de segunda feira, 22 de maio de 1961.

O local exato onde a caixa foi enterrada, segundo Adriano fica à margem da subida que dava acesso ao antigo "Morro do Cristo", que atualmente ainda existe, mas está dentro da área pertencente à Aeronáutica.
Quem sabe um dia conseguiremos resgata-la?

Por Mauricio C. Lima

Matéria atualizada e corrigida em 24/01/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário