Translate

domingo, 29 de abril de 2018

Tocaia No Asfalto




Um Packard Clipper, aparentemente de 1954, de placa 74-12, na rua Leovigíldo Filgueiras no Bairro do Garcia, em Salvador Bahia.



O filme Tocaia no Asfalto, que foi rodado em 1962 aqui em Salvador, é um documento histórico muito interessante para mostrar o inicio da substituição e o convívio da frota de veículos importados da cidade, com os novos veículos produzidos pela crescente indústria automobilística brasileira.

O renomado arquiteto Luís Antunes Nery, contando os detalhes sobre a participação dele e do Cadillac do pai, nas filmagens de Tocaia no Asfalto, o que lhe rendeu o apelido de "Tocaia", pelo qual é conhecido até os dias  atuais.

Luis Antunes ainda bem jovem, ao lado do Cadillac.


Acima estão algumas cenas do filme, rodadas no Bairro do Comércio em Salvador, respectivamente a Avenida Estados Unidos e a praça que fica atrás da Associação Comercial da Bahia. Note-se já a grande mistura de veículos nacionais e importados.

O Packard Clipper, na rua Leovigíldo Filgueiras, no Bairro do Garcia, ao fundo aparece o Colégio Antônio Vieira.




Algumas cenas do filme onde aparece o Simca Chambord de placa 77- 48, a de baixo é na praia de Piatã.

O Simca táxi placa 55-61 em duas cenas diferentes, no Cemitério do Campo Santo e no Centro Histórico de Salvador.






Fotografia dos bastidores da filmagem no Cemitério do Campo Santo, no Bairro da federação, onde aparece este Simca Chambord táxi e abaixo o Packard, tendo ao fundo um jipe DKW Candango.



O Cadillac também em uma cena na porta do cemitério.

Nas três fotografias acima Aparecem o Simca 77-48, o Packard e um carro mortuário da época, na porta de uma casa localizada no Morro Ipiranga, note-se na primeira foto o Farol da Barra ao fundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário