Translate

domingo, 17 de janeiro de 2016

The First Indy 500 Race



Conhecida como uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional, é considerada uma das principais corridas do mundo, da qual geralmente o vencedor sai como prêmio principal, com uma grande soma em dinheiro.

Atualmente fazendo parte do calendário da IRL (Indy Racing League), a tradicional corrida que já fez parte do campeonato Mundial de Pilotos, a atual Formula 1, foi disputada pela primeira vez em 1911 na pista que havia sido construída para testes automobilísticos, a Indianapolis Motor Speedway, em Indianapolis, nos EUA.

A prova é completada com  os carros percorrendo 500 milhas, ou 805 quilômetros, na parte oval do circuito, com o grid composto tradicionalmente por 33 carros. A data da corrida é sempre a mesma, fim de maio, próxima ao Memorial Day, um feriado americano em homenagem aos soldados mortos em combates.

A primeira corrida aconteceu no dia 30 de maio de 1911 e o vencedor foi Ray Harroun. Os carros da época eram feitos para duas pessoas e o passageiro era sempre um mecânico, para o caso de algo dar errado durante a prova. Ray no entanto correu sozinho as 500 Milhas, obviamente com uma vantagem de carregar menos peso e para compensar a falta do mecânico que avisava dos carros que vinham pela lateral para fazer ultrapassagem, instalou no seu carro um espelho retrovisor, o que após a vitória foi um dos motivos para que o segundo colocado pedisse a sua desclassificação, o que no entanto não veio a ocorrer.




Em 30 de maio de 1911, Ray Harroun dirigiu o seu monoposto Marmon Wasp para a vitória na prova inaugural de 500 Milhas de Indianápolis, entrando definitivamente para a História das competições automobilísticas.




Em 30 de maio de 1911, 40 carros se enfileiraram na linha da largada para a primeira Indy 500. Um acidente com muitos veículos ocorreu na décima terceira volta, e o caos que se seguiu suspendeu temporariamente a pontuação, trazendo controvérsia para o resultado final, quando o vice-campeão Ralph Mulford reclamou o posto de vencedor. Foi Ray Harroun, no entanto, quem levou para casa o prêmio de U$14.250, marcando uma velocidade média de 120 km/h e um tempo total de 6 horas e 42 minutos. O Wasp foi o primeiro carro com um espelho retrovisor, o qual Harroun havia instalado de modo a compensar o fato de não ter um mecânico sentado ao seu lado para lhe avisar sobre os outros carros que estavam passando.


Imagem: Bain News Service [Domínio público], via Wikimedia Commons





Material utilizado:  Imagem: Bain News Service [Domínio público], via Wikimedia Commons, Fotografias retiradas de pesquisas na Internet sem indicação de direitos autorais, Conteudo pesquisado na Internet e publicações antigas.

  oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário