Translate

sábado, 2 de agosto de 2014

The James Hull Collection







O GRUPO JAGUAR - LAND ROVER COMPRA A MAIOR COLEÇÃO PRIVADA DE CARROS ANTIGOS DA INGLATERRA.

O VALOR DA TRANSAÇÃO FOI ESTIMADO EM CERCA DE 100 MILHÕES DE LIBRAS.

 A holding que reúne as duas marcas inglesas (hoje nas mãos do grupo indiano Tata Motors) comprou um acervo particular com cerca de 543 carros clássicos britânicos. O fabricante não revelou o valor exato do negócio, mas em um leilão recente o dono da “frota” histórica tinha pedido 100 milhões de libras — o equivalente a R$ 378 milhões.

A impressionante coleção pertencia ao dentista britânico James Hull de 53 anos que a formou  ao longo de 35 anos tendo comprado carros em várias partes do mundo.. 
O acervo da James Hull Colection, que conta com carros de várias marcas inglesas desde a década de 1930, tem entre eles  130 veículos da marca Jaguar.
Entre os modelos Jaguar, há 7 XK120, 8 E-Type, 19 cupês e conversíveis XJS, 20 sedãs XJ e nada menos do que 30 diferentes carros das linhas Mark.
De toda forma, a coleção é quase um memorial à parte da Jaguar. No “pacote” de compra, um D-Type avaliado em mais de R$ 4 milhões, um raríssimo XKSS de 1957 além de alguns modelos pré-guerra (quando a fábrica inglesa ainda se chamava SS Cars).


Entre os exemplares emblemáticos há um XK120 e um Mark X que pertenceram Sir William Lyons, o fundador da marca do felino e um E-Type 1961 que foi do piloto inglês de Moto GP e Fórmula-1 Mike Hailwood.
As raridades são muitas, como um modesto Austin 10/4 que pertenceu a Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Sem falar no Bentley que foi do cantor Elton John. Há ainda clássicos de marcas como Triumph, Morris e Humber.


A coleção estava muito bem guardada em vários galpões no condado de Hertfordshire, no Leste da Inglaterra.
James Hull se desfez da coleção por motivo de saúde e diz que uma de suas preocupações era manter o acervo em mãos confiáveis e... britânicas.
 O negócio ainda fortalecerá a memória da Land Rover, já que na coleção há um espaço dedicado somente aos veículos off road como os primeiros Land e Range Rover.
O acervo será realojado em um memorial que a Jaguar erguerá em Coventry, sua cidade-sede.
Alguns dos automóveis serão usados em eventos ao redor do mundo. A empresa, porém, não revelou o que fará com os carros de outras marcas.













MATERIAL UTILIZADO : Texto baseado em reportagens de, YAHOO NEWS.COM, O GLOBO.COM, Dailymail.co.uk, Classic & Sport Cars. Fotografias de SWNS.COM, fotografia retirada de pesquisa na internet sem indicação de direito autoral. Vídeo compartilhado do You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário