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sábado, 20 de janeiro de 2024

Os VW Antárctica 1, 2, 3 e 4.

 

O Antárctica 2

Muito já se falou sobre o Terror Vermelho ,
"Red Terror", o Fusca 1962 que a Volkswagen emprestou à equipe de pesquisadores australianos, para que utilizassem em seus deslocamentos na Antárctica e que foi o primeiro veículo de produção em série a circular no inóspito continente gelado. 
Foi também o primeiro carro a rodar com sucesso por lá, visto que os que o precederam não puderam ser utilizados por motivos diversos tais como congelamento da água do radiador e peso excessivo para se deslocar no gelo e neve.
                                    O Antárctica 1

Antes do Antárctica 1 algumas tentativas mal sucedidas de usar automóveis aconteceram, primeiro com um Aroll Johnston 1907 fabricado na Escócia, depois em 1929  com um Austin Seven modificado, com 8 rodas, que também não obteve sucesso.

O pioneiro Aroll Johnston 1907.


O lendário Fusca 1962, antes de embarcar para a Antarctica.
Entre as modificações estavam estes instrumentos especiais no painel.
O motor também sofreu pequenas alterações.Apesar de ter sido fabricado no calor da Austrália, o Fusca vermelho entregue à expedição de McMahon recebeu as mesmas modificações dos carros que eram destinados a países muito frios, como medidor de pressão de óleo, proteção de alumínio na tomada de ar do motor para evitar a entrada de neve, protetores nos coletores de admissão e pneus de inverno com corrente nas rodas traseiras. 

Embarcando Rumo à Antárctica, no navio Nella Dan.

Depois de três meses navegando, o Fusca desembarcou na base de Mawson, onde recebeu a placa “Antárctica 1”e o apelido “Red Terror” (ou Terror Vermelho em português), devido à facilidade com que encarava as intempéries do continente gelado.


O Antárctica 1 sendo desembarcado.


O ESQUECIDO ANTÁRCTICA 2:


Em 1964 a Volkswagen cedeu à equipe australiana mais um Fusca, com as mesmas características do primeiro e pintado na cor  laranja, recebeu a placa
Antárctica 2.

Em 1964, o desembarque do Fusca Antárctica 2.
Os dois Fuscas juntos na Antárctica em 1964.

O segundo Fusca em ação em 1964.

No mesmo ano de 1964, o Terror Vermelho voltou para a Austrália e posteriormente participou e venceu o BP Rallye 1964, percorrendo 3200 Km no deserto australiano.





 O Antárctica 2 prestou serviços na base australiana, com a mesma eficiência do Terror Vermelho, até o ano de 1967, quando acidentalmente caiu no mar após uma placa de gelo ceder. 
Já o destino do Antárctica 1 é ignorado atualmente.

Propagandas da fábrica Volkswagen usando as boas atuações do Fusca vermelho na Antarctica.
OS DESCONHECIDOS ANTARCTICA 3  E ANTARCTICA 4 :
O Antarctica 3 em atividade.



O Antarctica 3 e o Antarctica 4.

O Antarctica 4 em atividade.

O paradeiro do Fusca Antarctica 1 é ignorado.
Existem relatos de que o Antarctica 2 teria sido resgatado do fundo do mar, voltado para a Austrália e até participado de provas automobilísticas, porém o seu paradeiro é ignorado.
Não identificamos até o momento, nenhum relato sobre o destino dos Antarcticas 3 e 4.

oldraces.blogspot.com
Material de pesquisa e fotografias utilizados: quatrorodas.abril.com.br, escuderia.com, Australian Antarctic Division/, Wikipedia.org


quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Citroën 2 CV

 

V i x e !!!... 😐


oldraces.blogspot.com
Fotografia de AutoKubli, baixada da internet.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Festa do Senhor do Bomfim

 


Com mais de 200 anos de existência, a Festa do Bomfim em Salvador é uma das mais antigas festas de cunho religioso do Brasil. 

É uma festa originalmente profana, a "lavagem do Bomfim", mas também uma celebração de fé para muitos e cujo convívio com a Igreja Católica nem sempre foi muito tranquilo, em parte devido ao sincretismo religioso que liga entidades do Candomblé aos santos católicos e também devido aos excessos cometidos por ser uma festa popular.

Este ano tem uma comemoração a mais, que são os 270 anos da construção da Basílica de Nosso Senhor do Bomfim.

No passado o grande cortejo que saia da Igreja da Conceição da Praia em direção ao Bomfim, era composto também por carroças, depois no inicio do século passado os automóveis e caminhões foram incorporados e já teve até trios elétricos, porém hoje em dia estão todos proibidos, primeiro os veículos, depois os trios e por fim as carroças..., hoje voltou a valer o dito popular que fala, quem tem fé vai é a pé !




Abaixo o hino ao Senhor do Bomfim  👎

Old Races

Fotografias de: IPHAN Ba., Arquivo Público, Amo História de Salvador .

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Gil de Ferran



Faleceu hoje na Flórida, vítima de uma parada cardíaca, o piloto brasileiro bi campeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Gil de Ferran. 
Deixamos aqui a nossa homenagem!

Old Races

Fotografia de grupo.metropole.

sábado, 23 de dezembro de 2023

Feliz Natal !


 
Desejamos a todos um Feliz Natal, com muita alegria, muita saúde e muita paz!

Old Races


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Renault Clio Williams 2.0

 

O Renault Clio preparado pela Williams com motor 2.0, é hoje uma relíquia de coleção e está fazendo 30 anos do seu lançamento.










O Clio Williams tinha um motor. 2.0 aspirado de 147 cv com uma transmissão manual de 5 velocidades e relação de marchas reduzida para melhorar a aceleração, que aliados ao baixo peso, cerca de 1035 Kg, fazia o carrinho acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e alcançar a velocidade máxima de 215 km/h.









sábado, 16 de dezembro de 2023

Natal no Pelô





No clima do Natal que se aproxima, o centro histórico de Salvador, Pelourinho e adjacências, no dia 14 passado, já foi palco para várias comemorações, tais como corsos natalinos de grupos diversos, apresentações musicais, chegada de Papai Noel no comboio iluminado dos caminhões da Coca Cola, além do desfile de motocicletas e de carros antigos, este ultimo organizado pelo pessoal do
Veteran Car Club Bahia.















Vejam abaixo alguns vídeos postados na internet:
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Old Races

Fotografias e vídeos de Veteran Car Club Bahia, Pelourinho Dia e Noite e grupos de WhatsApp.