O primeiro trio elétrico foi às ruas no carnaval de Salvador do ano de 1950, há exatos 70 anos.
O veículo histórico que está preservado no Museu do Carnaval no centro histórico de Salvador, é este Ford modelo A de 1929, denominado carinhosamente por todos como Fobica e ficou imortalizado pelos músicos Adolfo Nascimento (Dodô) e Osmar Macedo, que faziam a dupla Dodô & Osmar.
Oficialmente o nome Trio Elétrico se referia aos três instrumentos eletrificados que os músicos utilizavam para tocar seus frevos, entretanto para os foliões, "trio elétrico" era porque na fobica iam três pessoas, os dois músicos e o motorista de nome Olegário.
O Trio Elétrico no carnaval de 1950.
Nos anos 70 com a família Macedo.
Nos anos 80, o velho Osmar e a sua criação.
No carnaval de 1998, o primeiro após a morte de Osmar Macedo, o pequeno Ford volta às ruas como alegoria, em cima de um caminhão.
Este ano a velha Fobica está de volta à folia momesca, participando das apresentações no pré carnaval do Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar (alternativo) e ganhou algumas réplicas em tamanho real.
A réplica.
Clique no link abaixo para ver uma apresentação da banda no trio alternativo, com a Fobica no carnaval de 2010, comemoração dos 60 anos do trio elétrico:
https://youtu.be/ftu50n-6Qj4O projeto do trio principal da Banda Armandinho Dodô & Osmar, o "Fobicão", foi inspirado na pequena Fobica Ford.
Os irmãos Macedo e a Fobica, no carnaval de 2020.
Veja também:
https://oldraces.blogspot.com/2014/02/carnaval-evolucao-do-trio-eletrico.html
https://oldraces.blogspot.com/2017/02/antigos-no-carnaval-fobica-de-volta-as.html
Fotografias compartilhadas na Internet, sem indicação de direitos autorais.
oldracesblogspot.com