quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Refazendo o Corcel Bino

Após muitos estudos e pesquisas, estamos na fase final de elaboração do projeto de recriação do Ford Corcel Bino, um verdadeiro ícone de nosso automobilismo do final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
Por ser de mais fácil execução, planejamos a recriação de um dos primeiros exemplares do Bino, que foram montados utilizando o Corcel Coupé 1969.


 O belo visual dos primeiros Ford Corcel Bino Coupé em 1969.


O primeiro painel criado pela Bino Sandaco era mais simples,  de sobrepor e de fácil colocação, motivo pelo qual o adotaremos em nosso projeto, com instrumentos disponíveis no mercado,  (como na fotomontagem abaixo).

O motor também tinha o visual parecido com o motor original do Ford Corcel, salvo pela tampa de válvulas aletada, tampa do reservatório do óleo e da adoção de mais um carburador, porém utilizando o mesmo tipo de mangueiras e o filtro original adaptado.

Além do que foi citado acima e das modificações internas do motor, o escapamento esportivo Kadron ou Gran Prix, as rodas Bino tipo mexerica ou nos dois outros modelos oferecidos pela Bino, o cárter maior em magnésio, os faróis de milha amarelos, a entrada de ar do capo e a colocação dos emblemas Bino, vêm a complementar o projeto básico que iremos adotar!

9 comentários:

Plinio disse...

Põe umas fotos de detalhes do motor. Qual carburador vc tá usando? Como ficou o coletor de admissão?

Gema Brothers GT disse...

muito bacana mesmo,o pessoal aqui de Jundiaí-SP prepara os comandos desde a época ( SOBE comando Esperto) dando mais torque ao bólido

Old Races disse...

Bom dia, obrigado por interagir conosco, respondendo à sua pergunta, a ideia é usar dois Solex 32 conforme a Bino fazia originalmente.

Old Races disse...

A SOBE tem um comando muito parecido, quase idêntico ao que a Bino usava nos motores de rua, o F6.
Obrigado pelo comentário.

Old Races disse...


A preparação mais usada em rua era a que utilizava 2 carburadores SOLEX 32 e comando com 276°, kit 77 mm para cilindrada de 1440 cc, com cabeçotes polidos e rebaixados, com taxa 8.5/1, tampa de válvula aletada e descarga esportiva Grandprix, com potencia declarada pela Bino de 90 cv.

Plinio disse...

Qual marca de instrumentos vc vai usar no painel? Achar os Horasa antigos é quase impossível!

Old Races disse...

Boa noite, boa pergunta a sua, veja na matéria a fotografia da montagem que fizemos utilizando instrumentos existentes no mercado, dá para ficar muito parecido...

Felipe disse...

Boa tarde, quem vai confeccionaro coletor de admissão para o projeto?

Old Races disse...

Dá para ser feito o coletor, mas no caso em questão o mesmo já existe.

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