sábado, 18 de fevereiro de 2023

Uma história mal contada (2)

 

Não sei de quem é a autoria, mas um leitor do Old Races nos enviou o seguinte texto sobre o piloto baiano Lulu Geledeira, perguntando o que achávamos e se as informações contidas na matéria eram corretas.(?)

Como a quantidade de erros e omissões é muito grande, no texto original grifamos em vermelho as partes erradas para melhor comparação com o texto corrigido abaixo, com as partes corrigidas grifadas em azul.

Gostaria de salientar que a nossa intenção não é desmerecer quem fez a matéria , nem tampouco o nosso grande piloto e amigo, Lulu Geladeira, mas a história, seja ela qual for, sempre deve ser contada com o máxima fidelidade possível, pois são documentos que ficarão para as futuras gerações...

Sobre Lulu Geladeira.

  • Pilotos folclóricos do automobilismo brasileiro: Lulu Geladeira, um apaixonado pelo automobilismo. Imbatível piloto Baiano, com uma carreira maravilhosa nas pistas. Luiz Pereira dos Santos, foi o maior ídolo do automobilismo Baiano entre 1950 a 1972.
  •  e  Segundo a lenda, foi vencedor de todas as corridas em que participou, na Bahia, em Recife e Fortaleza. O apelido "Geladeira", veio de que Lulu trabalhava com seu pai no ramo de refrigeração, dando manutenção em geladeiras de grande porte, tanto elétricas como a gasolina. Sua carreira começou nos anos 50, com 23 anos de idade. As corridas eram encaradas como desafio, e também diversão. As corridas tinham início no Farol da Barra, passavam pelo Barravento, as Ruas Aurora Galvão e Afonso Celso. Na década de 60 Lulu começou a se consagrar como o melhor piloto. Não só no Nordeste, mas em provas que participou pelo Brasil. Venceu mais de 47 corridas, mas a maioria foi em sua terra Natal. Em 1967 quando começaram as famosas corridas no Circuito do Centenário, em Salvador, Lulu fazia parte da Equipe AF (Adriano Fernandes), com patrocínio da Puma, Lojas Volterrana e concessionárias VW. Usava um Puma preparado com motor 2.200Lulu ao longo da carreira, na maior parte do tempo, teve que bancar os custos de participar das corridase sempre trabalhou com seu ramo de refrigeração. No automobilismo nordestino, Lulu passou a ser o piloto referência, e os outros queriam andar forte como ele. Seu Puma amarelo com o Nº 17 (ou 71), foi o primeiro "espartano" fabricado, com fibra da carroceria mais fina. Lulu além de piloto, era um mecânico de grande talento, ele mesmo fazendo manutenção e preparação dos seus carros. Lulu pilotou vários tipos de carros ao longo da carreira, inclusive Ferrari, Jaguar e até DKW. Havia toda uma geração de grandes pilotos pelo nordeste. Da Bahia: Leonardo Godoy, Carlos Medrado, Mauricio Feinstein, Ivan Cravo, e outros. Do Ceará havia: Neném Pimentel, Antonio Cirino e Arialdo Pinto. De Pernambuco se destacaram: Fernando Burle e Ramon Cortiso. Em 1969 Lulu ganha a primeira corrida oficial, na inauguração do autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza. Nos "500 Kms de Salvador", saiu uma briga generalizada nos boxes, e sobrou até para Jorge Lettry, que estava por lá na ocasião. Acabaram indo todos para a delegacia ! Em 1972 foi realizada a última corrida, no Circuito do Centenário, e depois foram proibidas definitivamente as provas de rua. Lulu parou de correr, neste mesmo ano. Com isto Salvador, ficou 33 anos sem ter nenhuma prova automobilística, só voltando a ter automobilismo de competição em 2005. Lulu nos deixou em 2015.

    OBS: Os grifos em vermelho são nossos e sinalizam as partes incorretas e no texto já corrigido abaixo, as partes em azul são as correções feitas.
CORREÇÃO:
  • Pilotos folclóricos do automobilismo brasileiro: Lulu Geladeira, um apaixonado pelo automobilismo. Imbatível piloto Baiano, com uma carreira maravilhosa nas pistas. Luiz Pereira dos Santos, foi o maior ídolo do automobilismo Baiano entre 1954 a 1971.
  •  e  Segundo a lenda, foi vencedor de todas as corridas em que participou, na Bahia, em Recife e Fortaleza, mas NÃO é verdade, Lulu venceu várias corridas, mas nem de longe todas as que participou... O apelido "Geladeira", veio de que Lulu trabalhava com seu pai no ramo de refrigeração, dando manutenção em geladeiras de grande porte, tanto elétricas como a gás. Sua carreira começou nos anos 50, com 27 anos de idade. As corridas eram encaradas como desafio, e também diversão. As corridas tinham início no Farol da Barra, passavam pelo Barravento, as Ruas Airosa Galvão, Miguel Burnier e Afonso Celso. Na década de 60 Lulu começou a se consagrar como o melhor piloto. Não só no Nordeste, mas em provas que participou pelo Brasil.
  • Em 1968 quando começaram as famosas corridas no Circuito do Centenário, em Salvador, Lulu fazia parte da Equipe AF (Adriano Fernandes), com patrocínio da Puma, Lajes Volterrana e concessionária VW Caria Ribeiro. Usava junto com os demais pilotos da equipe, dois  Pumas preparados com motor 1.800Lulu ao longo da carreira, na maior parte do tempo, teve que bancar os custos de participar das corridas. No automobilismo nordestino, Lulu passou a ser o piloto referência, e os outros queriam andar forte como ele. Os Pumas amarelos com o Nº 17 e 71), foram os primeiros "Espartanos" fabricados, o segundo já com a fibra da carroceria mais fina. Lulu além de piloto, era um mecânico de grande talento, ele mesmo orientando a manutenção preparação dos carros da equipe. Lulu pilotou vários tipos de carros ao longo da carreira, inclusive , Jaguar e até DKW. Havia toda uma geração de grandes pilotos pelo nordeste. Da Bahia: Leonardo Godoy, Carlos Medrado, Mauricio Feinstein, Ivan Cravo, e outros. Do Ceará havia: Neném Pimentel, Antonio Cirino e Arialdo Pinto. De Pernambuco se destacaram: Fernando Burle e Ramon Cortiso. Em 1969 Lulu ganha a primeira corrida oficial, do autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza. Nos "500 Kms de Salvador", saiu uma briga generalizada nos boxes, e sobrou até para Jorge Lettry, que estava por lá na ocasião. Em 1972 foi realizada a última corrida, no Circuito do Centenário, quando foram proibidas definitivamente as provas de rua. Lulu parou de correr, neste mesmo ano. Com isto Salvador, ficou 33 anos sem ter nenhuma prova automobilística, só voltando a ter automobilismo de competição em 2005. Lulu nos deixou em 2015.
ITENS EXCLUÍDOS POR NÃO SEREM VERDADEIROS: 👇

>  (Venceu mais de 47 corridas, mas a maioria foi em sua terra Natal.)

> ( Segundo a lenda, foi vencedor de todas as corridas em que participou, na Bahia, em Recife e Fortaleza, )

> (e sempre trabalhou com seu ramo de refrigeração)

> ( Ferrari )

> (Acabaram indo todos para a delegacia !) 

Old Races
 
O texto citado na publicação, nos foi enviado e desconhecemos a autoria. Fotografia do acervo de Andre Burity.

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