DADOS TÉCNICOS DO MASERATI 250 F 1957:
Motor: 6 cilindros em linha - 84mm x 75 mm.
Cilindrada: 2.490 cc
Potência: 280 bhp a 8.000 rpm
O Maserati 250F de Fórmula 1 foi usado em competições
entre os anos de 1954 e 1960.
Ele estreou no Grande Prêmio da Argentina de 1954, vencendo
a corrida com Juan Manuel Fangio , que também correu no Grande Prêmio da
Bélgica no final de junho antes de passar para a equipe da Mercedes-Benz . Os
pontos obtidos com as duas equipes permitiram que o piloto argentino ganhasse o
título de campeão do mundo de 1954. No mesmo ano, Stirling Moss ainda liderou
várias corridas com um Maserati 250F ao longo da temporada.
Na temporada seguinte, apesar da passagem de Moss para a
Mercedes Benz e dos designers Vittorio Bellentani e Alberto Massimino para a
Ferrari , o 250F teve novos desenvolvimentos muito importantes, como a caixa de
marchas de 5 velocidades e um novo sistema de injeção.
Em 1956, Stirling Moss ganhou o Grande Prêmio de Mônaco e da
Itália pilotando um 250F particular.
Durante a temporada de 56 ainda foi testada uma versão
carenada, inspirada pelo Mercedes-Benz W196 "Monza Type" e também
desenvolveram versões de carros para a Fórmula 2 .
No ano seguinte Fangio teve quatro vitórias, incluindo aí o
épico GP da Alemanha e tornou-se o campeão mundial pela quinta vez.
Os Campeonatos do Mundo de Construtores só foram
introduzidos em 1958, ano em que o 250F já se revelou ultrapassado e apesar
disso, ainda era o carro preferido por alguns pilotos privados, tendo sido
usado pela última vez no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1960 com Bob Drake
.
Maserati 250 F - Juan Manuel Fangio - 1957
Maserati 250 F no GP de Mônaco
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