terça-feira, 25 de agosto de 2015

Coleção de miniaturas






As coleções de miniaturas são verdadeiras paixões e se tornou um hobby entre um determinado segmento de automobilistas em todo o mundo!
Aqui nesta matéria apresentaremos parte da espetacular coleção do médico oftalmologista baiano Dr. Rodrigo Lobo,que conta com um acervo de mais de 700 miniaturas nas escalas 1:64 e 1:43 e cujo depoimento abaixo transcrevemos.


Estante dos antigos

Estante dos "muscles cars"

Estante dos super esportivos

Estante das pickups

 Estante dos jeeps e vans

Estante das Kombis

Estante das viaturas

 Estante dos caminhões
Estante de diversos e Coca Cola
                   _________________________________________________________


           Olá Maurício e leitores do blog Old Races ! Sou Rodrigo Lobo, tenho 37 anos, médico oftalmologista e colecionador diecast de carros, principalmente na escala 1:64 além de alguns na escala 1:43.  Comecei esse hobby em 2007 por influência de meu irmão mais velho, que tinha iniciado também há pouco tempo. Tive a sorte de encontrar, naquela época, as miniaturas da tradicional marca Matchbox (fundada na Inglaterra no final dos anos 1950s) facilmente nas gôndolas das lojas de departamentos aqui de Salvador e com preços convidativos (R$5,00). Escolhi esta marca por retratar de forma mais fiel os carros reais que vemos nas ruas, em comparação com a Hot Wheels que apesar de ser mais difundida visa mais o público infantil com suas miniaturas multicoloridas.

            Por volta de 2009 a Mattel (detentora da Hot Wheels) adquiriu a Matchbox e infelizmente a retirou do mercado brasileiro, o que me obrigou a partir para compras via Internet. Passei a participar de comunidades de colecionadores diecast nas redes sociais, inicialmente no Orkut e depois com o Facebook. Isso permitiu um salto de qualidade na minha coleção, pois observava as coleções de amigos virtuais há mais tempo no hobby e passei a conhecer outras marcas bem detalhistas (Greenlight, Johnny Lightning, Jada, M2 Machines, Kyosho, Minichamps, Welly entre outras).  Algumas marcas são pouco comercializadas no Brasil e passei a me aventurar a partir de 2011 em compras internacionais pelo Ebay (site similar ao Mercado Livre, porém com muito mais opções de itens). Entretanto a alta recente no valor do dólar e as taxações da Receita Federal mesmo em compras abaixo de $50 têm inviabilizado as compras internacionais.

              Como a maioria dos colecionadores, no começo a gente se preocupa com quantidade e compra miniaturas de todos os modelos, aí o espaço físico em casa vai se restringindo e passamos a achar determinados modelos e marcas mais interessantes, valorizando mais a qualidade. Daí surge a importante ideia de focar em temas, o que nos faz economizar em espaço e/ou gastos. Alguns colecionadores preferem focar em apenas um tema (ex: Ferraris, Mustangs, Corvettes, Fuscas, Militares, etc) porém eu não consigo me deter a um tema isolado. Atualmente tenho cerca de 700 miniaturas na escala 1:64 e meus temas favoritos são: fuscas (meus xodós), kombis, picapes, veículos de serviços, viaturas, carros antigos, Coca Cola, muscle cars , esportivos e trash (carros envelhecidos).

            Coleciono fora das embalagens (loose) pois gosto de tocar e ver de perto os detalhes (talvez minha profissão influencie nisso rsrs). Para manter a coleção organizada e protegida da ação do tempo e das mãos de crianças (tenho um filho de 6 anos e uma filha de 2 anos) e de curiosos eu optei por armazená-los em expositores de parede (de 50 a 120 nichos) tentando separar por temas. Meu filho João Pedro também já iniciou sua coleção, as miniaturas mais legais a gente separa no expositor no quarto dele e outras viram brinquedos que logo ficam detonados, afinal ele é uma criança. Isabel tem sua Kombi rosa desde antes de nascer, porém a miniatura já está bem castigada por suas brincadeiras.

              Gosto também de fotografias individuais das miniaturas e um cenário legal acaba valorizando as mesmas. Conheci via internet Hugo Barros, do interior de São Paulo, um verdadeiro artista na confecção de dioramas (maquetes) fiéis à escala 1:64 e o mesmo fez para mim todos os dioramas que tenho. Faço também uns vídeos bem amadores a partir dessas fotos e de vez em quando os publico no Youtube. Em busca de aperfeiçoar algumas miniaturas conheci alguns talentosos customizadores, seja de rodas (substituição por rodas de resina fiéis aos modelos) ou de transformação na pintura da miniatura, onde se destaca o trabalho do amigo Leo Campos de BH que tem o dom de envelhecer os carros e com isso fazer uma personalização do carro.

              Tenho muito prazer neste hobby, onde posso descarregar um pouco do estresse diário de viver numa metrópole. Sinto falta no momento dos encontros mensais de colecionadores que tínhamos aqui em Salvador entre 2012 e 2013, onde alguns colecionadores expunham suas miniaturas e aproveitávamos para comprar ou trocar as minis (como chamamos as miniaturas), além de bater um papo com os amigos. Cidades como São Paulo e Curitiba têm um grande público de colecionadores e promovem encontros regulares de colecionadores durante todo o ano. No momento meu foco está em adquirir miniaturas antigas (anos 1960 e 1970) do início da lendária marca Matchbox, que foi a responsável por me introduzir a esse gratificante hobby.
               Abraços a todos!
                                                                      Rodrigo Lobo

                    _______________________________________________________




Links de vídeos da coleção no youtube

Video coleção inteira 2x3:
Video veículos de serviços
Vídeo de viaturas:
Vídeo esportivos
Vídeo de ferro velho
Vídeo panels, vans, jeeps e SUVs:
Video picapes:
Video de carros antigos:
Video Coca Cola
Video fuscas:
Video kombis:
Video dioramas (maquetes)
https://www.youtube.com/watch?v=g7iyV9T48NQ



Fotografias do acervo de Rodrigo Lobo
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bacana sua coleção
Tbn coleciono miniaturas da F1 hobby fascinante!!!!

Visite meu blog abraços

Postar um comentário