terça-feira, 25 de agosto de 2015

Coleção de miniaturas






As coleções de miniaturas são verdadeiras paixões e se tornou um hobby entre um determinado segmento de automobilistas em todo o mundo!
Aqui nesta matéria apresentaremos parte da espetacular coleção do médico oftalmologista baiano Dr. Rodrigo Lobo,que conta com um acervo de mais de 700 miniaturas nas escalas 1:64 e 1:43 e cujo depoimento abaixo transcrevemos.


Estante dos antigos

Estante dos "muscles cars"

Estante dos super esportivos

Estante das pickups

 Estante dos jeeps e vans

Estante das Kombis

Estante das viaturas

 Estante dos caminhões
Estante de diversos e Coca Cola
                   _________________________________________________________


           Olá Maurício e leitores do blog Old Races ! Sou Rodrigo Lobo, tenho 37 anos, médico oftalmologista e colecionador diecast de carros, principalmente na escala 1:64 além de alguns na escala 1:43.  Comecei esse hobby em 2007 por influência de meu irmão mais velho, que tinha iniciado também há pouco tempo. Tive a sorte de encontrar, naquela época, as miniaturas da tradicional marca Matchbox (fundada na Inglaterra no final dos anos 1950s) facilmente nas gôndolas das lojas de departamentos aqui de Salvador e com preços convidativos (R$5,00). Escolhi esta marca por retratar de forma mais fiel os carros reais que vemos nas ruas, em comparação com a Hot Wheels que apesar de ser mais difundida visa mais o público infantil com suas miniaturas multicoloridas.

            Por volta de 2009 a Mattel (detentora da Hot Wheels) adquiriu a Matchbox e infelizmente a retirou do mercado brasileiro, o que me obrigou a partir para compras via Internet. Passei a participar de comunidades de colecionadores diecast nas redes sociais, inicialmente no Orkut e depois com o Facebook. Isso permitiu um salto de qualidade na minha coleção, pois observava as coleções de amigos virtuais há mais tempo no hobby e passei a conhecer outras marcas bem detalhistas (Greenlight, Johnny Lightning, Jada, M2 Machines, Kyosho, Minichamps, Welly entre outras).  Algumas marcas são pouco comercializadas no Brasil e passei a me aventurar a partir de 2011 em compras internacionais pelo Ebay (site similar ao Mercado Livre, porém com muito mais opções de itens). Entretanto a alta recente no valor do dólar e as taxações da Receita Federal mesmo em compras abaixo de $50 têm inviabilizado as compras internacionais.

              Como a maioria dos colecionadores, no começo a gente se preocupa com quantidade e compra miniaturas de todos os modelos, aí o espaço físico em casa vai se restringindo e passamos a achar determinados modelos e marcas mais interessantes, valorizando mais a qualidade. Daí surge a importante ideia de focar em temas, o que nos faz economizar em espaço e/ou gastos. Alguns colecionadores preferem focar em apenas um tema (ex: Ferraris, Mustangs, Corvettes, Fuscas, Militares, etc) porém eu não consigo me deter a um tema isolado. Atualmente tenho cerca de 700 miniaturas na escala 1:64 e meus temas favoritos são: fuscas (meus xodós), kombis, picapes, veículos de serviços, viaturas, carros antigos, Coca Cola, muscle cars , esportivos e trash (carros envelhecidos).

            Coleciono fora das embalagens (loose) pois gosto de tocar e ver de perto os detalhes (talvez minha profissão influencie nisso rsrs). Para manter a coleção organizada e protegida da ação do tempo e das mãos de crianças (tenho um filho de 6 anos e uma filha de 2 anos) e de curiosos eu optei por armazená-los em expositores de parede (de 50 a 120 nichos) tentando separar por temas. Meu filho João Pedro também já iniciou sua coleção, as miniaturas mais legais a gente separa no expositor no quarto dele e outras viram brinquedos que logo ficam detonados, afinal ele é uma criança. Isabel tem sua Kombi rosa desde antes de nascer, porém a miniatura já está bem castigada por suas brincadeiras.

              Gosto também de fotografias individuais das miniaturas e um cenário legal acaba valorizando as mesmas. Conheci via internet Hugo Barros, do interior de São Paulo, um verdadeiro artista na confecção de dioramas (maquetes) fiéis à escala 1:64 e o mesmo fez para mim todos os dioramas que tenho. Faço também uns vídeos bem amadores a partir dessas fotos e de vez em quando os publico no Youtube. Em busca de aperfeiçoar algumas miniaturas conheci alguns talentosos customizadores, seja de rodas (substituição por rodas de resina fiéis aos modelos) ou de transformação na pintura da miniatura, onde se destaca o trabalho do amigo Leo Campos de BH que tem o dom de envelhecer os carros e com isso fazer uma personalização do carro.

              Tenho muito prazer neste hobby, onde posso descarregar um pouco do estresse diário de viver numa metrópole. Sinto falta no momento dos encontros mensais de colecionadores que tínhamos aqui em Salvador entre 2012 e 2013, onde alguns colecionadores expunham suas miniaturas e aproveitávamos para comprar ou trocar as minis (como chamamos as miniaturas), além de bater um papo com os amigos. Cidades como São Paulo e Curitiba têm um grande público de colecionadores e promovem encontros regulares de colecionadores durante todo o ano. No momento meu foco está em adquirir miniaturas antigas (anos 1960 e 1970) do início da lendária marca Matchbox, que foi a responsável por me introduzir a esse gratificante hobby.
               Abraços a todos!
                                                                      Rodrigo Lobo

                    _______________________________________________________




Links de vídeos da coleção no youtube

Video coleção inteira 2x3:
Video veículos de serviços
Vídeo de viaturas:
Vídeo esportivos
Vídeo de ferro velho
Vídeo panels, vans, jeeps e SUVs:
Video picapes:
Video de carros antigos:
Video Coca Cola
Video fuscas:
Video kombis:
Video dioramas (maquetes)
https://www.youtube.com/watch?v=g7iyV9T48NQ



Fotografias do acervo de Rodrigo Lobo
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

sábado, 22 de agosto de 2015

A origem do Aero Willys





O Aero Willys produzido no Brasil pela Willys Overland do Brasil e lançado no inicio dos anos 60, teve sua origem nos Estados Unidos, aproximadamente uma década antes como veremos a seguir:

Aero Wing modelo 1953 (foto em preto e branco) e o Aero Ace 1952 (azul e branco).

Os Aero da Willys Overland Motors foram lançados em 1952 com os nomes de Aero Lark (2 portas), Aero Wing (4 portas) e Aero Ace.

O Aero Lark 1952 (branco).

Em 1955 após a incorporação da Willys Motors pela Kaiser, foi lançado o Willys Bermuda.

O Willys Bermuda 1955.

 
Fotografias de American Classic Cars Book
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Propagandas antigas (3) - O apelo esportivo!




 Nos anos 60 e 70, muitas das fabricas instaladas no Brasil envolviam-se com o automobilismo esportivo, algumas com equipes próprias e outras como fornecedoras de veículos e/ou peças.
Todas elas usavam um marketing com apelo esportivo ligando alguns dos seus produtos às competições automobilísticas.
 




 Propaganda da Vemag, com os seus pilotos e troféus.

A  Vemag, a Simca e a Willys tinham equipes próprias e criavam suas propagandas em cima dos resultados conseguidos.

Propaganda da Simca com o carro usando o nº 26 do piloto Jaime Silva. Um detalhe, os carros da equipe usavam a cor vermelha.

Propaganda da Willys, usando seus carros de competição e seus pilotos.

Propaganda da FNM que apesar de não ter equipe própria, dava suporte a alguns pilotos independentes.

Com a GM  foi diferente, apoiava no início alguns pilotos independentes e depois passou a apoiar a Stock Car que era uma categoria só de Opalas.





Material utilizado:propagandas publicadas em revistas antigas
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

domingo, 9 de agosto de 2015

Feliz Dia dos Pais




    Parabéns a todos os pais automobilistas,

     ou não!






Foto: propaganda Volkswagen - 2012

sábado, 8 de agosto de 2015

Prova Paulo Lanat - 1969


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO - 



 Realizada em 19 de julho de 1969, a prova Paulo Lanat foi uma das corridas locais mais esperadas e comentadas pelos aficionados do esporte a motor em Salvador. 
Após vários adiamentos por causa dos fortes temporais que vinham atingindo a cidade, finalmente foi realizada em um fim de semana com tempo ainda instável (choveu um pouco no sábado durante os treinos), mas com um domingo de tempo firme e sol forte.




John Brusell com o Volkswagen nº 717, colocando uma volta sobre Antônio Couto, VW nº 9 e na foto abaixo sobre Carlos Medrado, VW nº 90.


Devido à chuva do sábado, a direção de prova optou por não tomar tempo e promover um sorteio para definição do grid de largada, que ficou da seguinte maneira:

1º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio 
2º - Mug - Simca Esplanada (TM)  nº33
3º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6
4º - José Luis Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF
5º - Elias Uannos - Volkswagen 1600 (TM) - nº10 - Equipe Dick 
6º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF
7º - Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio
8º - Nagib Fadul - Gordini 1093 (TM) - nº 5  Motophine
9º - Euvaldo Soares Pinho - Volkswagen 1600 (TM) - nº 7  Norcar (NÃO LARGOU DEVIDO A PROBLEMAS MECÂNICOS)

10º - Carlos Chaves Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13
11º-Carlos Alberto Medrado- Volkswagen 1200 (T) - nº 90- Equipe Racio
12º-Antonio Justo Couto - Volkswagen 4 portas 1600 (T) nº9 - Escuderia AF/Caria Ribeiro
13º-Sérgio José de Alcântara - Volkswagen 1300 (T)- nº 23 
14º-Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T) - nº 22- Equipe Racio
15º-Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T)- nº91 - Equipe Racio

  Dada a largada, Mug com o Simca nº33 pulou na frente, ladeado por Ivan Cravo Volks nº111 e Wilson Narziazeno Volks nº6 e um pouco mais atrás em quarto, Elias Uannus que ultrapassou José Luis Bastos. Mantendo a ordem de largada um pouco mais atrás vinha o segundo pelotão com John Brusell Volks nº 717, Mauricio Castro Lima Volks nº 94 e Nagib Fadul com o Gordini nº5 , estes todos estagiários correndo na categoria Turismo Melhorado.
Após um espaço, como podemos ver na fotografia abaixo, vem o pelotão dos estreantes e novatos correndo com os carros na categoria Turismo.

 Final da primeira reta, o Simca assume a liderança da prova.

 Ao final da segunda volta as posições eram:  Ivan Cravo 111, Mug 33,  José Luis 171, Wilson 6, Elias 18, Brusell 717, Mauricio 94 e Fadul 5. A esta altura, Antônio Couto com o Volks 4 Portas nº 9 já vinha colado no Gordini.

Segunda volta com Ivan Cravo assumindo a liderança.Mais para trás da para ver Antônio Couto já quase emparelhando com o Gordini (direita), que não conseguia acompanhar o pelotão dianteiro.

No fim da terceira volta as posições começam a mudar, sendo Wilson 6 e Mug 33 ultrapassados por Elias 18, Brusell 717 e Mauricio 94, passando a ordem dos 10 primeiros a ser a seguinte: 111, 171, 18, 717, 94, 6, 33, 9, 5, 91.
Na quarta volta ainda no começo da reta dos boxes, José Luis ultrapassa Ivan Cravo e Elias é ultrapassado por Brusell e Mauricio, ficando a corrida com a seguinte ordem, 171, 111,717, 94, 18, 6, 33, 9, 91, 22 


 Mauricio Castro Lima ultrapassando Elias Uannus, o vencedor da prova anterior.

 A partir da sexta volta fica claro que a disputa seria entre José Luís, Brusell, Ivan e Mauricio, que correndo em um rítimo alucinante distanciam-se rapidamente dos demais concorrentes.
 As baixas começam a acontecer, o Simca roda na curva do Calabar, batendo e ficando fora da corrida e Elias nº18 entra nos boxes com o motor fundido.

  O  grande duelo da prova, Mauricio x Ivan, ambos da Equipe Racio.
 Momento da ultrapassagem de Mauricio nº 94, sobre Ivan Cravo nº 111.

Da oitava até a décima volta Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima travam um feroz duelo pela terceira posição, quando finalmente Mauricio ultrapassa Ivan e começa então uma corrida desesperada para alcançar os lideres José Luís e Brusell.
 Na décima terceira volta as posições dos dez primeiros eram as seguintes: 171, 717,94, 111, 6, 9,91, 22, 23 e 13

                                        John Brusell Volkswagen 1600 nº 717- Escuderia AF



Perto de completar 15 voltas, o meio da corrida, os três primeiros colocados já abrem uma boa distancia dos outros concorrentes, com John Brusell finalmente conseguindo a ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, José Luís Bastos, ficando a esta altura a prova com a seguinte classificação para os dez melhores colocados: 717, 171, 94, 111, 6, 9, 91, 22, 23 e 13  

A segunda metade da corrida transcorreu sem muitas alterações e foi marcada pela tocada forte de Mauricio Castro Lima , na tentativa de aproximação dos dois primeiros colocados, o que conseguiu nas duas ultimas voltas mas sem tempo para tentar ultrapassa-los.         
 Antônio Justo Couto, com o Volks 1600 quatro portas que vinha fazendo uma excelente corrida, conseguiu ultrapassar a Wilson Narziazeno e ficou com a quinta colocação.


John Brusell, José Luís Bastos e Mauricio Castro Lima nas ultimas voltas disputando a primeira colocação.
Na bandeirada, os três primeiros colocados chegam bem próximos. Notem a ponta do carro nº94 aparecendo no lado esquerdo da fotografia.

RESULTADO FINAL:

1º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF- 30 voltas
2º - José Luís Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF - 30 voltas
3º -Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio - 30 voltas
4º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio - 30 voltas 
5º - Antônio Justo Couto -Volkswagen sedan 4 portas 1600 (T) nº9 - 29 voltas
6º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6 - 29 voltas
7º -Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T) - nº 91 - Equipe Racio -28voltas
8º - Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T)- nº22 - Equipe Racio- 28 voltas
9º - Sérgio José de Alcântara- Volkswagen 1300 (T) -nº23- 28 voltas
10º-Carlos Chaves de Aguiar  Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13 -28 voltas

Abandonos - Carlos Alberto Medrado Volkswagen nº 90 - falha mecânica, Mug Simca Esplanada nº 33 - acidente, Elias Uannus Volkswagen nº 18 - falha mecânica.

TM - Turismo Melhorado
T     - Turismo

 Diversos: 

 Box da Escuderia AF.

John Brusell , integrantes e convidados da Escuderia AF.

Volkswagen 94 da Racio entra rateando nos boxes durante os treinos no sábado.

 Os três carros da Escuderia AF.

 O SIMCA Esplanada de Mug.

 Os carros da Racio, Ivan Cravo nº 111 e Mauricio Castro Lima nº 94.


John Brusell e o carro vencedor, nesta foto aparecem ao fundo, Lulu Geladeira (de camisa escura), Gil Ferreira (de boné) e Gil Ferreira Filho.

Carlos Alberto Medrado com o Volkswagen nº 90 da Equipe Racio, não teve sorte, quebrou logo no inicio da prova não obtendo classificação.

Noticias:

A TARDE
Jornal da Bahia

Tribuna da Bahia
 Jornal do Brasil


ATUALIZADA EM MARÇO DE 2018

Material utilizado:Fotografias do acervo de Ivan Cravo, John Brusell, Carlos Medrado, Mauricio Castro Lima, Andre Burity. textos de matérias diversas de jornais de época.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com