sábado, 28 de fevereiro de 2015

ll Circuito da Centenario - Troféu Imprensa




Depois de alguns anos parado devido à morte do piloto Paulo Scaffa, em uma prova de arrancada na cidade baixa, o automobilismo da Bahia no ano de 1968 voltou a ter corridas na nova e bela Avenida do Centenário.
A primeira corrida do circuito da Centenário foi uma prova de formula V, com a presença de apenas dois pilotos da Bahia no grid de largada.
Não tínhamos por aqui naquela época muitos Pilotos Oficiais de Competição (P.O.C.) e para solucionar o problema, o recém criado Automóvel Clube de Salvador passou a promover várias corridas de estreantes e novatos visando principalmente a formação de novos automobilistas baianos.
A primeira destas corridas de estreantes, a segunda prova realizada na nova pista, foi no dia 7 de julho de 1968 e denominou-se Troféu Imprensa, tendo sido vencida  por Antônio Carlos Pitta Lima (Toncar), com André Burity chegando em segundo e Jaime Penna Cal na terceira colocação.


Largada da prova Troféu Imprensa, num grid composto totalmente por Fuscas, o vencedor foi o Volkswagen 1300 nº69, à esquerda na primeira fila.



A prova de 40 voltas no circuito de 3.090 m, estava dividida em duas categorias: até 1200cc e de 1200cc até 1300cc.

Dada a largada, uma luta ferrenha foi travada pela liderança até a quarta volta, entre Toncar (Antônio Carlos Pitta Lima), com o carro nº69 e Eládio Silva Bispo (Ferrugem), com o carro nº 73.
Eládio Bispo tentava de todas as maneiras chegar em Pitta Lima que pilotando de maneira irretocável começou a abrir vantagem, deixando Eládio à mercê da pressão de André Burity no carro nº 22, que vinha veloz na terceira colocação. Na sexta volta, já muito pressionado pelo terceiro colocado, Eládio perdeu o controle do carro e capotou, tendo que abandonar a prova devido às grandes avarias do veículo.
A partir dai Burity assumiu a segunda posição mas sem condições de alcançar Toncar que já tinha uma grande vantagem, ficando praticamente isolado na liderança.
Da décima volta em diante as atenções voltaram-se para a disputa pelo segundo lugar entre Burity  e Jaime Penna Cal no carro nº13 , que por varias vezes alternaram-se na segunda posição.
 O carro nº22 de Burity, (Escuderia AF), apesar de andar muito mais que o de Penna Cal, teve que parar nos boxes, do que se aproveitou Penna Cal para tomar a segunda posição e abrir uma certa vantagem. Burity então, tocando de uma maneira brilhante conseguiu ultrapassa-lo, porém teve que parar novamente nos boxes para um rápido abastecimento, o que quase lhe custou a segunda posição.

 Burity x Penna Cal

 De volta à pista e voando baixo, Burity ainda teve tempo de fazer nova ultrapassagem sobre seu adversário e chegar ao final da corrida na segunda colocação. 
Na categoria até 1200cc o vencedor foi "Dr Jivago" com o carro nº6, seguido de Miralvo Sousa com o carro nº63 e Silvio Rivault com o carro nº1 que após uma espetacular capotada ainda conseguiu continuar na prova até o fim.


RESULTADO GERAL

1º lugar - Antonio Carlos Pitta Lima (Toncar)-Volkswagen 1300 nº69- 40 voltas - 1h 28m 09s
2º lugar - André Burity -Volkswagen 1300 nº22 - 40 voltas - 1h 28m 34s
3º lugar - Jaime Penna Cal - Volkswagen 1300 nº13 - 40 voltas - 1h 28m 53s
4º lugar - Heider da Costa Nunes - Volkswagen 1300 nº10 - 40 voltas - 1h 29m 58s
5º lugar - Jaime Bahia (Dr. Jivago) - Volkswagen 1200 nº6 - 39 voltas - 1h 28m 31s
6º lugar - Miralvo Souza Santos - Volkswagen 1200 nº63 - 39 voltas - 1h28m 46s
7º lugar - Silvio Rivault - Volkswagen 1200 nº1 - 37 voltas - 1h 29m 19s
8º lugar - Marcos Azevedo - Volkswagen nº 7 - 33 voltas - 1h 27m 58s


Abandonaram a corrida por falhas mecânicas ou acidentes, os seguintes pilotos:

John Brusell - Volkswagen nº3
Paulo Quintela - Volkswagen nº4
Fred Leal - Volkswagen nº19
Francisco Góes Filho - Volkswagen nº25
Renê Ferreira - Volkswagen nº30
Durval Filho - Volkswagen nº34
Eládio Silva Bispo - Volkswagen nº73



O vencedor, Antônio Carlos Pitta Lima, Volkswagen nº69.

Dois fuscas disputando posições na traiçoeira curva do posto.


O vencedor ultrapassando o retardatário Marcos Azevedo, carro nº7.

Fred Leal Volkswagen nº19 chegou a ficar em duas rodas quase capotando, porém conseguiu segurar a máquina.



NOTICIAS:


















Fotografias dos acervos de: John Brusell, Fred Leal, Mario Cabral Filho e Mauricio Castro Lima
Reprodução de noticias do Jornal da Bahia


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