Partindo da mecânica e estrutura semi acabada de um Ford Fiesta 1978 retirado da linha de montagem da Ford, a Healey Automotive Consultant Ltd. (leia-se Donald Healey preparador do famoso e lendário Austin Healey) desenvolveu o protótipo do que seria o esportivo Healey Fiesta, numa tentativa da Ford americana de enfrentar carros como o Mini Cooper, neste segmento específico do mercado automobilístico mundial.
Porem enquanto na Inglaterra a Healey Automotive desenvolvia o projeto, promovia as alterações previstas e montava o carro recebido da Ford alemã, a Ford desistiu de importar os Fiesta para os Estados Unidos, inviabilizando então a parceria e sepultando de vez os planos de produção em série do Healey Fiesta.
As modificações no design da carroceria, na suspensão e o novo interior projetado pela Healey foram complementados com a exclusiva pintura verde (British Racing Green) e pelas novas rodas e pneus, dando um toque de elegância e esportividade ao veículo.
As alterações mecânicas mais significativas foram a elevação da taxa de compressão de 8,5.1 para 10.1, a utilização de um comando de válvulas com maior tempo de abertura, sistema de exaustão redimensionado, além da adoção de dois carburadores duplos Weber 36 DGV. Com todas estas alterações no motor, a potencia passou para 105 HP a 6.200 Rpm.
O carro depois de pronto foi mandado de volta para os EUA e chegou a ser exposto no International Automotive Show de 1979 onde foi avaliado pela imprensa especializada ali presente.
REPORTAGENS PUBLICADAS SOBRE O HEALEY FIESTA
August 1979 -- Road & Track
Material utilizado: fotografias retiradas de pesquisas na Internet, sem indicação de direitos autorais, reportagens de revistas antigas, Road & Track e Sports & Exotic Cars texto do autor baseado em pesquisas diversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário