sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os acidentes da Centenário

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILÍSMO BAHIANO -




Durante os quase cinco anos de corridas na pista da Avenida do Centenário alguns poucos acidentes graves aconteceram, os quais felizmente não deixaram sequelas em nenhum dos pilotos envolvidos. Os principais destes acidentes estão descritos abaixo, alguns com fotos do estado em que ficaram os carros.

             Mapa do circuito assinalando os prováveis locais dos acidentes.
NOVO MAPA DO CIRCUITO COM AS DEVIDAS CORREÇÕES

1 - 500 km da Bahia em 1969, acidente nos treinos, envolvendo a Alfa GTA da Jolly Gancia pilotada por Ubaldo Lolli e o Malzoni DKW  do piloto goiano Neuder Motta (Dezinho). Na foto os destroços que restaram do carro de Neuder. Felizmente o piloto sofreu apenas ferimentos leves sem maiores consequências.  
Este Malzoni pertenceu ao piloto carioca Norman Casari que usava o numero 96. 

Foto reprodução (blog do Mestre Joca e Mocambo- Blog do Jovino)

?- Enfim identificado- Acidente com o Gordini nº 5 da Equipe Motophine, pilotado por Nagib Fadul, que após derrapar, bater no meio fio e capotar, pegou fogo ficando inteiramente destruído pelas chamas, o piloto nada sofreu.


NOTA DO AUTOR - Pesquisar o passado quase meio século depois é sempre complicado, faltam informações, fotografias e registros, então tenta-se ter a máxima certeza do que se esta publicando e afirmando, mas as vezes erros podem acontecer! A FOTOGRAFIA À ESQUERDA PODE SER UM POSSÍVEL ERRO!!! Tida por muitos pilotos durante décadas como a foto do acidente do Malzoni de Neuder Motta nos 500 km da Bahia em agosto de 1969, agora depois da publicação olhares mais atentos perceberam que a porta do carro acidentado não corresponde à do Malzoni. Eu corri os 500 km,  passei várias vezes pelo carro acidentado durante os treinos e não lembrava nem a cor do mesmo, pensava que era a foto correta, mas hoje olhando o detalhe da porta tenho minhas dúvidas! O grande problema é que a fotografia é autentica,  pertence ao acervo do ex piloto da Escuderia AF, John Brusell, é de 1969 e na Avenida do Centenário em dia de corrida, pois o carro está no sentido inverso ao do tráfego normal, além disso  pelo que me consta naquela prova não houve outro acidente, principalmente com tamanha destruição do carro. Voltarei a pesquisar com os pilotos daquela época para tentar resolver este mistério!!!
FINALMENTE O MISTÉRIO RESOLVIDO!!
ATUALIZAÇÃO E CORREÇÃO:
Mestre Joca publicou em seu blog no dia 07/11/2014 a matéria cujo link de acesso vai a seguir, com as verdadeiras fotos do Malzoni antes e após o acidente (veja abaixo), fica então parte das dúvidas esclarecidas, restando ainda se descobrir qual foi o carro do acidente acima, bem como o piloto e em qual corrida.

 http://mestrejoca.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-11-20T10:29:00-02:00&max-results=7

Veja um depoimento sobre o acidente dado pelo próprio Neuder Motta para o Jovino Benevenuto  (Mocambo- Blog do Jovino), clicando no link abaixo:

http://blogdojovino.blogspot.com.br/

2-Acidente com o Protótipo Elva da Equipe RM pilotado por Roberto Bahia que saiu bastante ferido no rosto e foi hospitalizado, porém sem lesões graves.

3-Acidente com o protótipo ELVA da Equipe Cobape que após perder os freios bateu forte na curva do posto.O piloto Carlos Medrado teve ferimentos de média gravidade sem maiores consequências, ficando o carro bastante avariado conforme mostra a foto abaixo. 


 4 - Acidente nos 500 km da Bahia em 1968, que envolveu o Puma Espartano VW da Escuderia AF e o Volkswagen nº 11 da Equipe Cascão-BRASAL pilotado por Paulo Guaraciaba de Brasília. Este acidente foi motivado segundo denuncia da Brasal por uma suposta fechada do Puma que no momento era pilotado por Norman Casari. A denuncia resultou na desclassificação do carro da AF, o que gerou uma grande polêmica e terminou em pancadaria nos boxes. Na foto o Volkswagen sendo retirado do canal onde caiu após capotar.


5 -Acidente com o Puma Espartano  1968 da Escuderia AF. O piloto Lulu Geladeira perdeu o ponto de freada e bateu forte contra o muro de uma casa na curva do Calabar sem sofrer nenhum ferimento. 
Não existem fotografias do acidente.*
* ATUALIZAÇÃO:
Pesquisando nos arquivos de Adriano Fernandes, o fundador da escuderia AF, localizamos fotografias do acidente com Lulu Geladeira

6 - Acidente com Ivan Cravo (protótipo ELVA da Equipe Cravo-Bauer), o piloto nada sofreu e o carro teve apenas avarias leves.

 7 - Acidente com o Volkswagem da Equipe Dick, pilotado por Antônio Carlos Pita Lima (Toncar) em 1968. O piloto teve que ser hospitalizado com ferimentos leves.

Abaixo algumas fotos de rodadas, uma quase capotagem e pequenos acidentes em diversas corridas:

                               Miralvo x  Fred Leal


                                          Fred Leal


                                  Luis Cardassi

                                Nelson Bastos

                                                 Albino Brentar

                                Carlos Eduardo F. Silva -(Babinho).



MATÉRIA CORRIGIDA E ATUALIZADA EM 23 DE DEZEMBRO DE 2014.
NOVA ATUALIZAÇÃO EM 06 DE AGOSTO DE 2015.
NOVA ATUALIZAÇÃO EM 30 DE DEZEMBRO DE 2017.


Material utilizado na postagem: Fotografias dos arquivos de : Carlos Medrado, Carlos Eduardo Ferraz Silva, Fred Leal, John Brusell, Mauricio de Castro Lima, Adriano Fernandes, Marcos Benevides e Ivan Cravo. Fotografias da revista Quatro Rodas, fotografias do jornal A TARDE, fotografia de MESTRE JOCA / Jovino Benevenuto Coelho. Link de acesso a mestrejoca.blogspot.com e blogdojovino.blogspot.com.

2 comentários:

ZZ Garage disse...

Sensacional amigo Maurício!
A Centenário é um espetáculo para incontáveis matérias e seu acervo é nota mil.
Parabéns mais uma vez!
Carlos Seixas

Old Races disse...

Obrigado amigo Seixas, concordo que o assunto Centenário ainda vai render muitas matérias.Estou tratando agora da estrutura das equipes, já fiz uma matéria sobre a Equipe Curvello, a proxima deverá ser Cobape , Rm ou Racio. Aliás a Racio deveria ter sido a primeira porque era a mais antiga,nasceu no kart com Élcio Paiva.
Um grande abraço e obrigado pelas suas palavras gentis.

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