segunda-feira, 15 de julho de 2013

ELVA, uma História quase esquecida ! (Parte 2)


Continuação

ELVA, uma História quase esquecida!  

O primeiro Elva de competição foi produzido para a equipe Cobape, tendo o mesmo obtido alguns bons resultados nas corridas locais e regionais, chegando a correr nos 1.000 Km de Brasília de 1970.

                                                      Protótipo ELVA I da Equipe Cobape

Este primeiro protótipo Elva I de competições, ainda utilizava parte da plataforma Volkswagen *, sendo que a partir do Elva II o chassi passou a ser totalmente tubular, com características e projetos diferentes, de acordo com a mecânica a ser adotada. 

           O primeiro protótipo ELVA  da Equipe Cravo-Bauer nº111, utilizava ainda o chassi Volkswagen.
* Segundo informação do ex piloto da Equipe Racio/Cobape, Carlos Alberto Medrado, o Elva I da Cobape já tinha o chassi tubular, que foi construido por um polonês chamado Jô.


                                                                                      ELVA II da Equipe  RM

Protótipo RM – Era uma carroceria ELVA modificada e encurtada, com chassi tubular, era um carro muito veloz, porém deixou de vencer varias corridas devido a falhas mecânicas e excesso dos seus pilotos.

Curiosidades/diversos
   Protótipo Elva da Cobape que correu em Brasília em 1970, pilotado pelos irmãos Fred e Carlos Leal, tendo    abandonado a prova por acidente e consequente falha mecânica.

O primeiro protótipo da Equipe RM, que era um chassi de Formula V com uma carroceria de fibra, pilotado por Roberto Bahia e dando trabalho aos Pumas da poderosa Escuderia AF de Lulu Geladeira e Adriano Fernandes.
O primeiro protótipo ELVA da Cobape, foi destruído num acidente na Centenário, pilotado por Carlos Alberto Medrado.

O segundo protótipo ELVA da Equipe Cravo-Bauer nº2, alinhado para largada no Autódromo Virgilio Távora no Ceará, aparecendo na foto os pilotos Ivan Cravo à esquerda e Otavio Cravo à direita com o capacete na mão, aparecem ainda Otto Bauer sentado no carro e o escultor Mario Cravo, de pé usando chapéu de palha. Este protótipo ELVA II era montado sobre um chassi tubular, diferentemente dos primeiros Elvas que utilizavam a plataforma Volkswagen.

Bela imagem do ELVA I da Equipe Cobape, na curva do Posto da Avenida Centenário, pilotado por Fred Leal.

Boxes no Ceará, em primeiro plano o Elva nº 2 da CRAVO_BAUER, (apelidado de “Calango Verde”), com o escultor Mario Cravo Jr. agachado (à esquerda de chapéu), tendo ao lado o piloto Otávio Cravo. 

NOTICIAS DA ÉPOCA:
Nesta notícia de um jornal da época, em quatro fotos de protótipos, três são Elva.

 Notícia sobre acidente com o protótipo Elva da Cravo-Bauer, na curva do posto da Avenida Centenário.

Resultados da pesquisa    (protótipo Elva)
mestrejoca.blogspot.com/2011/04/quem-quando-e-onde.html
o    Em cache
06/04/2011 – O preparador/construtor era o Otto Bauer e o protótipo eu conhecia como Bauer- Cravo mas o Roberto Costa já explicou que se chamava Elva.


carreiradoacavallone.wordpress.com/.../resultados-da-temporada-de-197...
o    Em cache
21/11/2012 – Otavio Cravo, (BA) VW Elva 2000, 28v 8. ... 5 – Ricardo Conde – Protótipo Chrysler – 5200cc ... NT – Luís De La Roque – Puma GT – 2000cc ...
23/08/2012 – Primeiro Toco saiu da pista com o protótipo Tufão. Depois, foi Ciro, cujo ..... Otavio Cravo, (BA) VW Elva 2000, 28v 8. Euvaldo Pinto,(BA) VW


Salvador, Torneio Norte Nordeste, 1972
22 de outubro
1. Arialdo Pinho (CE), prot VW 1700, 30 v 4m 54m
2. Jose Luis Bastos (BA), Puma 2200, 30 v
3. Roberto Fiúza Jr. (CE) Prot Karmann Ghia, 1700, 30 v
4. Rômulo Cavalcante Filho (PE), VW 1900, 29 v
5. Carlos Alberto Medrado, (BA), VW 1900, 29 v
6. Raimundo Santana (BA), Prot VW, 28v
7. Otavio Cravo, (BA) VW Elva 2000, 28v
8. Euvaldo Pinto,(BA) VW 1800, 28v
9. Gilvan Machado, (PE) VW 1900, 27v
10. Artur Silva, Lorena 1800 (PE), 25 v
Última corrida da rua nos moldes antigos no Brasil
 Pesquisas na Internet onde aparecem resultados com o Elva.
                                                        

É desconhecido o paradeiro dos quatro protótipos ELVA que sobreviveram às competições, como também não se tem notícias do GT, que acredito pode ainda existir talvez nas mãos de algum proprietário que não tenha conhecimento do seu real valor histórico para o antigo mobilismo esportivo da Bahia.
 


CONTINUA

Segundo informacoes do piloto IvanCravo, os Elvas da Equipe Cravo Bauer foram destruidos em um incendio no atelier do pai, o escultor Mario Cravo, juntamente com o Fusca da equipe e o Lorena.
ATUALIZAÇÔES
- setembro 2015
-  julho de 2016

Clique no link abaixo para ver - ELVA uma História quase esquecida! (Parte 3 - complemento)

http://oldraces.blogspot.com.br/2014/03/elva-uma-historia-quase-esquecida-parte.html


Produzido por MAURICIO DE CASTRO LIMA -  m.castrolima.arq@gmail.com

Material utilizado na matéria: fotos de jornais da época, anotações, fotos e desenho do autor, fotos do acervo dos pilotos Mario Monteiro, Fred Leal e Carlos Medrado, fotos do acervo de Arthur Barros, foto retirada de mestrejoca.blogspot.com, pesquisas na INTERNET.

Março de 2013

Matéria atualizada em 08 / 04 / 2015 


2 comentários:

Carlos Alberto Medrado disse...

Maurício. O protótipo da Cobape já tinha chassi tubular e motor entre eixos, construído pelo polonês Jô.

Old Races disse...

Obrigado pela lembrança Medra, já anotada a correção.

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