sábado, 30 de abril de 2022

Há 28 anos...

Imola 1994

Hoje e amanhã, completam-se 28 anos do fatídico final de semana no Circuito de Imola na Itália, em que morreram respectivamente os pilotos,  Roland Ratzemberger no sábado e Ayrton Senna no domingo.



O estreante Roland Ratzemberger teve morte instantânea com a batida, na foto ele ainda está no cockpit da Simtek.

O tricampeão Ayrton Senna ainda dentro da Willyams antes do socorro chegar, viria a falecer horas depois no hospital em Bolonha.

Aqui deixamos a nossa lembrança e homenagem aos dois pilotos.

Old Races

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Viajando com o Renault 5


Em setembro de 1979, fiz uma viagem pela Europa com um Renault 5 L modelo 1974, que havia adquirido seminovo de uma amiga belga.
A viagem começou em Londres onde eu residia e teve um percurso de cerca de 27.000 Km, passando pelo interior da Inglaterra, pela Escócia, França, Espanha, Portugal, Andorra, Itália, Suíça, antiga Iugoslávia, Rep. Theca, Hungria, Áustria, Alemanha Ocidental, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e terminou quase três meses depois de volta a Londres.


Devido ao roteiro ter sido muito extenso, as companhias que tive na viagem também variaram ao longo do percurso. 












A primeira etapa da viagem, que fiz na companhia de uma namorada brasileira, foi um percurso pela Inglaterra e Escócia até voltar a Londres. 
Após alguns dias e uma rigorosa revisão no carro, parti rumo a Paris, onde fui encontrar com uma amiga inglesa e também um casal de amigos que faria uma parte da viagem conosco. 





Após alguns dias curtindo  Paris, seguimos viagem pelo interior da França, passando por Bordeaux, Toulouse, Andorra, depois Zaragoza, Bilbao indo até La Coruna na Espanha.
Após uns 15 dias circulando por Portugal e Espanha, fomos até Valencia e Barcelona, de onde continuamos pela costa do Mediterrâneo até chegarmos a Gênova, daí pelo interior da Itália até Roma e Nápoles.  






À exceção de uma forte tempestade e nevasca que enfrentamos em Andorra, nos Pireneus , a maior parte do tempo até Veneza esteve bom, continuando assim na costa da antiga Iugoslávia, até a Croácia mais ou menos, vindo então a piorar sistematicamente, já devido ao final do outono e proximidade do inverno, a partir daí até o final da viagem.





















                             







Apesar das diferentes altitudes e condições climáticas adversas, o  desempenho do valente Renault foi espetacular, não apresentando nenhum problema durante toda a viagem, realmente impressionante, nem um pneu furado, nem completar o radiador precisava pois era sistema selado. A única manutenção que fizemos foi uma troca de óleo e filtros mais lavagem geral, já no 49º dia de viagem.
Realmente impressionante..!!!

Mauricio C. Lima

oldraces.blogspot.com