segunda-feira, 30 de outubro de 2017

3 horas de Interlagos 1964


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -


Este vídeo sobre as 3 Horas de Interlagos de 1964, é mais um excelente documento histórico sobre as corridas de automóveis brasileiras da década de 60.
Na fotografia acima o protótipo Tempestade, da Simca do Brasil.


Video compartilhado da VIDEOLOG

sábado, 28 de outubro de 2017

Visitando o velho Clement Panhard & Levasor


A Voiture Légère Clément Type VCP  Panhard & Levassor, 1898/1900 - chassi 475, no Museu da Misericórdia em Salvador Bahia.
 Museu da Misericórdia, Praça da Sé e Rua da Misericórdia.

Ontem fui fazer uma visita ao velho Clément Panhard & Levassor, o quarto carro com motor a combustão interna a chegar ao Brasil, no ano de 1901.
O veículo que pertence à família Lanat, foi cedido em comodato ao belíssimo e imperdível Museu da Santa Casa da Misericórdia da Bahia, onde divide hoje o espaço com relíquias da nossa história, como pratarias, obras sacras, mobiliários, louças e os mais diversos objetos antigos.

 Revendo um velho conhecido....

O Clément esta em uma localização ao lado esquerdo da belíssima capela do museu.

O Museu da Misericórdia não é grande, mas reúne peças maravilhosas, além de estar instalado no antigo prédio da Santa Casa, que por se já é uma autêntica joia arquitetônica para ser admirada!
A imponente sala de reuniões da Santa Casa e abaixo a cadeira onde D. Pedro presidiu uma das reuniões.

Um conjunto de castiçais de prata e abaixo a antiga farmácia de manipulação.
 Detalhes arquitetônicos do prédio e o lindo visual para a Baia de Todos os Santos e a área portuária.

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A Voiture Légère Clément Panhard & Levassor ao longo dos anos:


 Em 1901 quando chegou à Bahia, passeando com o patriarca Sr. José Henrique Lanat, sua esposa e filhos.
 
 Em 1949 no desfile do aniversário de Salvador, com Paulo e Regina Lanat.

 Em 1962 na capa da revista Quatro Rodas após ser eleito o carro mais antigo do Brasil.


Nos anos 1970, após uma grande revisão e sendo capa da revista O CRUZEIRO.


Nos anos 1980, quando esteve emprestado ao Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia.


Nos anos 1990, após ser retirado do Museu de Ciência e tecnologia, foi reformado pelo engenheiro Luis Lanat. A reforma centenária durou cerca de cinco anos e o carro ficou pronto em novembro de 1998.

Em 13 de fevereiro de 2001, após a revisão centenária, quando voltou a andar novamente pelas ruas de Salvador. 


Em 2003, no Encontro de Veículos Antigos do Automóvel Clube de Salvador, com os pilotos baianos, Lulu Geladeira e Carlos Alberto Medrado.


E
m 2007, na cerimônia de entrega ao Museu da Misericórdia.


Em 2017,  no museu.

Convite para a cerimônia de entrega do carro à Santa Casa em 16 de Dezembro de 2007, que na ocasião gentilmente recebemos do Sr. Luis Lanat.

O Sr. Luis Lanat, discursando durante a solenidade de entrega do carro ao Museu da Misericórdia. À esquerda da fotografia, está a senhora Maria Helena Lanat.


Por Mauricio Castro Lima

Old Races
 
MATÉRIA ATUALIZADA  EM  20/07/2021.

Fotografias de: Silvia de Castro Lima, Mauricio C. Lima, Rosa Maia, Correio da Bahia, acervo da família Lanat, capa da revista Quatro Rodas e  capa da revista O Pistão.  

domingo, 22 de outubro de 2017

A volta dos carros azuis...

Os carros pintados na cor azul que foram muito utilizados no passado, já andavam meio esquecidos pelas montadoras, tendo nos últimos anos voltado à cena com força total, principalmente nas grandes estrelas das marcas que são os veículos super esportivos.
Marcas como Ferrari, Bugatti, Porsche, Chevrolet, BMW, Bentley e Audi, entre outras, apresentaram alguns dos seus recentes lançamentos, pintados em fortes tonalidades da cor azul!

O novo Alpine A110 na cor tradicional da marca francesa.

 O azul foi muito utilizado por toda a indústria automobilística mundial e em especial pela norte americana, principalmente nos carros fabricados nas décadas de 50 e 60.

Nos carros com duas cores (saia e blusa), que eram muito na moda lá pelos anos 50/60, a combinação azul e branco era muito utilizada.


 Em algumas marcas francesas como a Alpine, o azul é a cor oficial e nunca foi esquecido.



 Na indústria automobilística europeia e também na nacional, a cor azul também foi muito utilizada no passado.










Fotografias Compartilhadas da Internet sem indicação de direitos autorais.


Old Races