Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2016

1966 Ford Wins at Le Mans!!!

- HISTORIA DO AUTOMOBILISMO -




 A polêmica chegada



Há 50 anos, a Ford pela primeira vez conseguia vencer as 24 Horas de Le Mans, em uma corrida marcante, não só por ter colocado seus carros nas três primeiras colocações mas principalmente pela confusa troca dos vencedores na bandeirada final.

A Ford mandou para Le Mans um exército de nada menos que oito Ford GT 40 MK II , divididos entre três equipes Shelby, Holman & Moody e Alan Mann Racing, que tiveram como principais oponentes apenas duas Ferrari P3 de fábrica, uma P3 da N.A.R.T e cinco Porsches 906 Carrera 6 da Equipe Porsche System Engineering.

As duas Ferrari P3 da Equipe Ferrari se envolveram em um acidente tendo que abandonar a prova e os Porsche não conseguiram acompanhar o trem de corrida dos GT 40, de modo que ao final da corrida só dois Ford GT, o nº1 pilotado por Milles e o nº2 pilotado por McLaren, estavam na mesma volta, (360), vindo o Ford GT 40 nº5 na terceira colocação e 12 voltas atrás.  O Porsche mais bem colocado vinha em quarto lugar a  19 voltas dos líderes.

A largada

O Ford GT nº 1 pilotado por Denis Hulme e Ken Miles que foi o real vencedor da corrida, parte na quinta colocação, assumindo a liderança ainda no inicio da competição.


Os Porsche 906

As Ferrari P3

O Ford GT nº2 que foi o vencedor oficial
O Ford GT nº1 que foi o verdadeiro vencedor

A Ford por meio de seus representantes resolveu fazer uma foto com a chegada dos três carros juntos, foi dada a ordem para Miles segurar um pouco para os três Ford se aproximarem, porém ao que tudo indica Bruce McLaren avançou mais que devia e terminou dado como vencedor oficial pela direção de prova.

A comemoração dos vencedores oficiais.

___________________________________________________________________


Em 2016, já passados 50 anos após este feito, a Ford com Equipe Chip Ganassi retorna a Le Mans com quatro novos Ford GT e vence na classe GTE PRO em acirrada disputa com a rival Ferrari.

 Após a chegada a direção de prova pune o carro vencedor com 50 segundos, mas mesmo assim a vitória é confirmada, com a Ferrari 82  que foi pilotada por Sebastien Bourdais/Dirk Muller/joey Hand ficando com a segunda colocação.


Os quatro Ford GT


O vencedor


 O último pit stop do vencedor Ford GT nº 68

 A Ferrari 82 lutou bravamente com os Ford GT e terminou na segunda colocação



oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário