sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Primeiro PUMA ESPARTANO - Homenagem ao campeão!
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
O Puma na entrada da revenda Caria Ribeiro em Salvador - escudo comemorativo do 1º ano da Escuderia AF - escudo da Escuderia AF - Propaganda Caria Ribeiro revenda Puma
Muito já se falou sobre este Puma da Escuderia AF, sobre sua mecânica e sobre suas façanhas que o colocaram definitivamente nas paginas da história, não só da Puma Veículos, mas principalmente na história do automobilismo baiano e brasileiro.
A história deste Puma confunde-se com a da Escuderia AF e é exatamente isto que desejamos contar hoje!
A recém fundada Escuderia AF, tinha entre os seus idealizadores, três pilotos baianos que já atuavam nas corridas da Barra desde o inicio dos anos 60 , Adriano Fernandes, Lulu Geladeira e Nelson Taboada.
Adriano e Lulu em 1960 já cultivavam uma amizade com Jorge Lettry, tendo Lulu já pilotado para a Vemag sob o comando Lettry, o que abriu o caminho para a futura parceria com a fábrica Puma, tornando a Escuderia AF uma espécie de equipe semi oficial da fábrica.
Este primeiro Puma de corrida iria estrear nos 500km da Bahia pilotado por Lulu Geladeira e Nelson Taboada, porém por motivos familiares Nelson desistiu de correr e indicou para lhe substituir, o piloto carioca Norman Casari.
O carro já veio da fábrica pintado na cor amarela e ostentando o nº 17, que tinha sido escolhido anteriormente por ser uma combinação do nº1 que Lulu geladeira corria na Barra com o nº 7 de Nelson Taboada, era um Puma muito especial, chassi nº1.430.111 e carroceria nº001-68, tinha detalhes externos únicos como os limpadores do para brisa juntos e centralizados, saia traseira curta e tampa do motor com entrada de ar, além do bocal do tanque de combustíveis saliente para abastecimento rápido em corridas.
Internamente era despojado de acabamentos, vindo dai a origem da denominação "Espartano" .
Foi o precursor da linhagem dos Espartanos de fibra mais fina que a fábrica produziria posteriormente.
Apesar da conturbada estreia do carro nos 500 km da Bahia em 1968, quando foi desclassificado numa decisão polêmica, a parceria com a Puma rendeu bons frutos, tendo o Puma vencido várias corridas em 68 e 69,em Recife, Salvador e Fortaleza, incluindo ai a corrida inaugural do Autódromo Virgílio Tavora.
O campeão em ação:
Primeira corrida - Circuito da Centenário - 500 Km da Bahia em 1968, (Lulu Geladeira/Norman Casari).
Primeira vitória - Circuito da Cidade Universitária no Recife, (Lulu Geladeira).
Segunda vitória - Inauguração do Autódromo Virgílio Tavora no Ceará, (Lulu Geladeira).
Terceira vitória - Circuito da Centenário em Salvador, (André Burity).
As vitórias se sucederam até a chegada do segundo Puma Espartano que tinha inicialmente mecânica Porsche e era muito mais bem preparado para as competições, com a fibra mais fina e acrílico no lugar dos vidros, sendo por isso bem mais leve que o primeiro.
O Puma Porsche, foi o segundo Puma Espartano, já com a fibra mais fina.
Ocupou portanto o lugar de principal carro da equipe, herdando até o nº17 e ficou o nº71 para o primeiro Puma que dai para a frente não teve mais uma carreira tão brilhante mas mesmo assim ainda conseguiu ainda algumas vitórias e outras boas colocações nas diversas provas em que participou.
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
4 comentários:
Sensacional a primeira foto!!!!!
Mais uma do famoso - e histórico - Puma, num acervo precioso e aparentemente inesgotável !!!!
Parabéns amigo Maurício, e obrigado por compartilhar essas raridades.
Caro Seixas, obrigado pelo simpático comentário, você sempre foi um dos maiores incentivadores do Old Races.
Esta foto do primeiro espartano com a configuração que veio de fábrica é realmente genial .
Precisamos botar o papo em dia.
Um abraço!
Olá Mauricio.
Obrigado pelas informações relevantes e sincera paixão pelo automobilismo.
Informações que nunca teríamos conhecimento se voçê não gentilmente partilhasse no seu site.
Meu tiquinho de colaboração a respeito do maravilhoso Puma da Equipe AF:
https://www.racedepartment.com/downloads/puma-gte-17-burity.27073/
mcoak
Muito obrigado.
Postar um comentário