sábado, 30 de maio de 2015
Velocidade nos Encontros de Antigos!
- HISTORIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Os encontros de veículos antigos promovidos pelo Veteran Bahia no Parque da Cidade, todo primeiro sábado de cada mês, definitivamente têm atraído a "velha guarda" das pistas de corridas da Bahia dos anos 60/70.
Presença constante nos encontros e outros eventos, Renato Accioly que além de piloto é também colecionador de Alfas, tem agora a companhia de outros pilotos que têm prestigiado a festa mensal do Veteran Bahia, a exemplo de Carlos Alberto Medrado, que também tem carro antigo, Ivan Ferraz Cravo, Carlos Eduardo Silva e Adriano Fernandes, o vitorioso comandante da Escuderia AF.
Velhos amigos colecionadores e pilotos - (esquerda p direita) José Augusto Sampaio, Belmar, José Olímpio, Carlos Alberto Medrado, Mauricio Castro Lima, Ivan Cravo, Arthur Barros e Renato Accioly em um dos encontros de antigos do Parque da Cidade.
Che Gomes e Adriano Fernandes em recente encontro de antigos. Na ocasião, Che (que esta fazendo uma réplica do Puma nº70 da antiga Escuderia AF), recebeu de presente das mãos de Adriano, um adesivo original com o escudo da campeoníssima equipe de corridas.
Adriano, Mauricio e Ivan Cravo colocando o papo em dia.
E para brindar a velocidade no encontro dos antigos, nada mais inspirador do que a presença de duas marcas lendárias italianas!
Fotografias Old Races e Pit Stop Bahia
terça-feira, 19 de maio de 2015
A história de um fusca "Pé de Boi"
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Em 1968 a revenda Caria Ribeiro tirou do seu estoque de veículos 0Km para venda, um Volks modelo Pé de Boi, que era uma versão mais simples e barata do nosso fusca e destinou o mesmo para a Escuderia AF a fim de ser o segundo carro da equipe.
O pacato Pé de Boi foi então totalmente desmontado, teve sua carroceria pintada de amarelo no padrão da equipe, os para lamas foram recortados para diminuir o peso e foi remontado com todas as alterações necessárias para se tornar um carro de corrida.
Recebeu um motor 1600 super preparado pela MM, caixa nº2 da Puma, rodas Scorro com pneus esportivos, estabilizadores e amortecedores especiais, etc...
Primeira corrida, ainda com o capo, portas e vidros originais.
Aqui ele aparece alinhado para a largada de uma corrida em Salvador, já com capo e portas de fibra de vidro, entradas de ar laterais para refrigeração do motor, além de acrílicos em substituição aos vidros originais.
O Fusca estreou em uma corrida na Centenário ainda em 1968, vindo depois a participar no inicio de 1969 da corrida de inauguração do Autódromo Virgílio Távora no Ceará.
No ano de 1969 teve participação em varias corridas na Cidade Universitária no Recife, na Avenida do Centenário em Salvador e nos 1000 Km de Brasília, até ser parcialmente destruído em uma capotada com o piloto André Burity no Autódromo do Ceará.
Com o acidente, o fusca teve a mecânica retirada para ser reaproveitada em outro carro da Escuderia AF e a carroceria foi vendida para a Equipe Cravo Bauer que após conserta-la reaproveitou-a para as corridas, com nova mecânica e novos equipamentos.
O histórico Pé de Boi permaneceu na Equipe Cravo Bauer até ser consumido pelo fogo, junto com o Lorena e os protótipos Elva da equipe, em um incêndio no atelier do escultor Mario Cravo onde os mesmos estavam guardados.
O fusca em ação na Avenida do Centenário, foto de um filme em super 8.
Reportagem da revista Auto Esporte nº55 de maio de 1969, chegando em segundo lugar, pilotado por Lulu Geladeira.
Na inauguração do Autódromo do Ceará.
NOTÍCIAS:
Jornal A TARDE - 28/12/1968
sábado, 16 de maio de 2015
Prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães - 1969
- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -
Circuito da Avenida do Centenário em 1969
Realizada no mês de maio de 1969, a prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães foi a quinta corrida realizada no circuito da Avenida do Centenário, tendo sido praticamente duas corridas em uma, contando com estreantes e novos pilotos foi dividida em duas categorias, até 1300cc e até 1500cc.
Largada em fila de três carros, por sorteio.
A prova foi vencida por Elias Uannus com o Volkswagen 1500 nº2, seguido de José Luis Bastos Volkswagen 1500 e John Brusell também com Volkswagen 1500 nº9, estes dois já correndo com o apoio da Escuderia AF, seguidos de Euvaldo Pinho com Volkswagen 1500 nº1.
na sequencia ficou Mauricio Castro Lima com o Volkswagen 1300 nº4, (primeiro na categoria até 1300cc), seguido de Ivan Cravo, Volkswagen 1300 nº13, Wilson Narziazeno Volkswagen 1300 nº6, Renato Accioly Volkswagen 1300 nº11.
Primeira volta e o piso ainda molhado...Os Volkswagens 1500 já abrem uma certa vantagem e disputam entre eles a liderança da prova. No pelotão dos carros de menor cilindrada é disputada uma outra corrida à parte, pelo quinto lugar na classificação geral e primeiro na categoria.
Renato Accioly contornando a perigosa e traiçoeira curva do posto.
Euvaldo Pinho na saída da curva do posto para pegar a reta dos boxes, local onde houveram muitas rodadas nos treinos do sábado.
Ivan Cravo (direita) e o Volkswagen nº13 da Equipe Dick.
Mauricio Castro Lima Volkswagen nº4, primeiro na categoria até 1300 cc.
Euvaldo Pinho Volkswagen nº1.
Pista interna dos boxes
Nos treinos de sábado aconteceram muitas rodadas na curva do posto, na foto acima Mauricio C. Lima roda , enquanto em primeiro plano esta o Volkswagen nº1 de Euvaldo Pinho.
Elias Uannus recebendo a taça do primeiro colocado,das mãos do Sr. Renato Caria, vendo-se ainda sentado ao lado o Sr. Eduardo Gomes Ribeiro.
Cerimônia de premiação no Posto do Cristo. À direita da foto esta o Coronel Aurélio Gonçalves, presidente da Federação Bahiana de Automobilismo e à esquerda o Sr. Aristóteles Moreira, diretor esportivo da Federação, Além do Sr. Álvaro Silveira, presidente do Automóvel Clube de Salvador.
Fotografias dos acervos de: Eduardo Bandeira Ribeiro, Euvaldo Pinho, Mauricio Castro Lima, John Brusell e Automóvel Clube de Salvador
oldraces.blogspot.com - m.castrolima.arq@gmail.com
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· Responder · 2 · 17 de maio às 06:50
Circuito da Avenida do Centenário em 1969
Realizada no mês de maio de 1969, a prova Prefeito Antônio Carlos Magalhães foi a quinta corrida realizada no circuito da Avenida do Centenário, tendo sido praticamente duas corridas em uma, contando com estreantes e novos pilotos foi dividida em duas categorias, até 1300cc e até 1500cc.
Largada em fila de três carros, por sorteio.
A prova foi vencida por Elias Uannus com o Volkswagen 1500 nº2, seguido de José Luis Bastos Volkswagen 1500 e John Brusell também com Volkswagen 1500 nº9, estes dois já correndo com o apoio da Escuderia AF, seguidos de Euvaldo Pinho com Volkswagen 1500 nº1.
na sequencia ficou Mauricio Castro Lima com o Volkswagen 1300 nº4, (primeiro na categoria até 1300cc), seguido de Ivan Cravo, Volkswagen 1300 nº13, Wilson Narziazeno Volkswagen 1300 nº6, Renato Accioly Volkswagen 1300 nº11.
Primeira volta e o piso ainda molhado...Os Volkswagens 1500 já abrem uma certa vantagem e disputam entre eles a liderança da prova. No pelotão dos carros de menor cilindrada é disputada uma outra corrida à parte, pelo quinto lugar na classificação geral e primeiro na categoria.
Renato Accioly contornando a perigosa e traiçoeira curva do posto.
Euvaldo Pinho na saída da curva do posto para pegar a reta dos boxes, local onde houveram muitas rodadas nos treinos do sábado.
Ivan Cravo (direita) e o Volkswagen nº13 da Equipe Dick.
Mauricio Castro Lima Volkswagen nº4, primeiro na categoria até 1300 cc.
Euvaldo Pinho Volkswagen nº1.
Pista interna dos boxes
Nos treinos de sábado aconteceram muitas rodadas na curva do posto, na foto acima Mauricio C. Lima roda , enquanto em primeiro plano esta o Volkswagen nº1 de Euvaldo Pinho.
Elias Uannus recebendo a taça do primeiro colocado,das mãos do Sr. Renato Caria, vendo-se ainda sentado ao lado o Sr. Eduardo Gomes Ribeiro.
Cerimônia de premiação no Posto do Cristo. À direita da foto esta o Coronel Aurélio Gonçalves, presidente da Federação Bahiana de Automobilismo e à esquerda o Sr. Aristóteles Moreira, diretor esportivo da Federação, Além do Sr. Álvaro Silveira, presidente do Automóvel Clube de Salvador.
Fotografias dos acervos de: Eduardo Bandeira Ribeiro, Euvaldo Pinho, Mauricio Castro Lima, John Brusell e Automóvel Clube de Salvador
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· Ana Isaura Camelyer Registro de uma história
marcante!! Recordar faz bem, é viver de novo sensações e emoções especiais!!
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· Responder · 2 · 16 de maio às 14:22
· Roberto
Fadul · Amigo(a) de Mário Cabral Filho
Não perdia
uma!
Mário Cabral Filho Nem eu e fiz fotos. Que tempo
bom aqueles, e o circuito era bastante seletivo. As corridas dos estreantes era
muito legal, os carros sem tala larga, fazendo os fusca ficarem de uma roda no
ar na curva do Chame-Chame.
As corridas do Farol da Barra entravam na minha rua, depois do Barravento e voltava pela rua Miguel Bounier (Perine), nessa eu não fotografei.
As corridas do Farol da Barra entravam na minha rua, depois do Barravento e voltava pela rua Miguel Bounier (Perine), nessa eu não fotografei.
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· Responder · 1 · 17 de maio às 09:35
Alexandre
de Albuquerque, Mário Cabral Filho e outras 2 pessoas comentaram uma foto em
que você foi marcado.
Mário Cabral Filho
17 de maio · Editado ·
Segundo Mauricio Castro Lima, o ano dessa corrida foi 1968, quando coloquei esse texto foi depois de muitos anos depois e me enganei com o ano.
Mas o importante é ter esse registro, das corridas da Av. Centenário, uma pista longa e bastante seletiva.
Alem dos fuscas, nas corridas dos profissionais tinham BMW, Alfa, o Fitiporche, que me lembre e ainda tinha corrida de monopostos e tudo pertinho lá de casa, que ia sozinho só com 13 anos, com uma câmara e um walk talk para ouvir os boxes, na época não havia pivete, e todos nós podíamos ir e vir sem nenhum problema.
Essa foto fiz com uma Minolta com um filme ASA 400 - Primeiras fotos de uma corrida.
Segundo Mauricio Castro Lima, o ano dessa corrida foi 1968, quando coloquei esse texto foi depois de muitos anos depois e me enganei com o ano.
Mas o importante é ter esse registro, das corridas da Av. Centenário, uma pista longa e bastante seletiva.
Alem dos fuscas, nas corridas dos profissionais tinham BMW, Alfa, o Fitiporche, que me lembre e ainda tinha corrida de monopostos e tudo pertinho lá de casa, que ia sozinho só com 13 anos, com uma câmara e um walk talk para ouvir os boxes, na época não havia pivete, e todos nós podíamos ir e vir sem nenhum problema.
Essa foto fiz com uma Minolta com um filme ASA 400 - Primeiras fotos de uma corrida.
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· Antônio Borges Também acompanhei muito as
corridas da Centenário.
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- Mário Cabral Filho Tonho você nasceu em que ano
Curtir · 18 de maio às 10:28
· João
Heck Neto Bom isso Mário Cabral Filho,lembro
tbm , morava na manoel barreto ,pertinho, lembro de Chico Landi, correndo com
um Alfa. será, Boas lembranças
Curtir · Responder · 1 · 17 de maio às 14:05
· Mário Cabral Filho Sei onde morava, uma turma boa
morava por ali.
Conheci Mauricio Castro Lima, depois que postei as fotos dessa corrida de 1968, e para mim foi muito bom, porque amo corridas de carros, porque ele era piloto nessas provas e ele é uma pessoa muito digna, e um cara gente boa.
Coloquei o texto como sendo em 1969, por erro meu, Mauricio Castro Lima que me corrigiu.
Na foto o Alfa GTA na curva do Chame-Chame, em um local que a polícia e bombeiros não deixavam ninguém ficar, fiquei atrás dos sacos de areia e fiz algumas fotos, depois fui para o início da curva depois dos boxes no retão.
Conheci Mauricio Castro Lima, depois que postei as fotos dessa corrida de 1968, e para mim foi muito bom, porque amo corridas de carros, porque ele era piloto nessas provas e ele é uma pessoa muito digna, e um cara gente boa.
Coloquei o texto como sendo em 1969, por erro meu, Mauricio Castro Lima que me corrigiu.
Na foto o Alfa GTA na curva do Chame-Chame, em um local que a polícia e bombeiros não deixavam ninguém ficar, fiquei atrás dos sacos de areia e fiz algumas fotos, depois fui para o início da curva depois dos boxes no retão.
Curtir · 18 de maio às 10:26 · Editado
- Mário Cabral Filho Esses Alfa e o BMW andavam muito.
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· Mauricio
Castro Lima Chico Landi correu duas vezes em Salvador, na Centenário
em 1968 com um BMW 2000 e no Farol da Barra em 1954 com uma Ferrari 250 MM
3000.
Curtir · Responder · 1 · 17 de maio às 14:20
· João
Heck Neto Isso mesmo,Mauricio, prazer em falar contigo, tinha tbm
uns Pumas Amarelos , será, ganhavam de todo mundo.
- Mário Cabral Filho Tinha sim, Lulu Geladeira e o outro não lembro agora.
Curtir · 18 de maio às 10:27
-
· Mário Cabral Filho BMW - Essa foto fui melhorar pois estava muito estragada e não ficou boa, entreguei para Mauricio Castro Lima as fotos originais.Curtir · 18 de maio às 10:45 · EditadoMauricio Castro Lima Veja no meu blog OLD RACES, as 3 matérias que postei sobre a Escuderia AF que era dona dos Pumas amarelos.Um abraço!Curtir · 14 h
· Antônio Borges nasci em 27/11/57.
Curtir · Responder · 1 · 18 de maio às 10:31
Mário Cabral Filho Então você tinha 10 anos,
beleza, não sabia que ia na verdade não lembro se ia com alguém, apagou só
ficou mesmo a lembrança das corridas e nessa corrida me encontrei com Vânia e
Sheila e fiz uma foto delas, mais não sei aonde foi parar.Matéria atualizada e corrigida em 12/11/2019.